Durante participação no programa “Bom Dia, Ministro” desta quinta-feira, 30 de janeiro, o ministro Márcio França (Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte) destacou a importância de desburocratizar o acesso aos recursos destinados aos empreendedores, às microempresas e às empresas de pequeno porte.
Um dos destaques da entrevista foi o Cartão MEI, um cartão de crédito e débito, sem anuidade e exclusivo para o Microempreendedor Individual (MEI), que visa fortalecer e apoiar o segmento, promovendo formalização, facilitando operações comerciais e contribuindo para a sustentabilidade dos pequenos negócios, servindo como identificação dos microempreendedores.
“Estamos falando, inclusive, com os prefeitos, para incentivar a criação de salas de empreendedores para que a prefeitura colabore orientando os empreendedores a irem aos bancos, talvez até o da prefeitura, para facilitar essa entrega do Cartão MEI”, afirmou.
Uma das novidades do novo Cartão MEI do governo federal é a impressão de um QR Code no plástico para acesso facilitado ao Portal do Empreendedor.
No momento, o Cartão MEI pode ser solicitado somente pelo Banco do Brasil, mas a expectativa é de que, em breve, outros bancos comecem a oferece-lo também. “Fazemos a distribuição, por enquanto, só pelo Banco do Brasil, mas vamos fazer com a Caixa Econômica Federal, com outros bancos que quiserem e, ainda este ano, vamos fazer o cartão nosso do Governo Federal e entregar para as pessoas, porque nosso objetivo é que todo mundo tenha, já que é um benefício para as pessoas”, disse o ministro.
França reforçou que o objetivo é ampliar o acesso dos empreendedores às linhas de crédito promovendo a digitalização dos serviços oferecidos por meio de programas federais. “Para 2025, queremos trazer o Portal do Empreendedor e inserir os dados de todos os empreendedores do Brasil dentro desse portal, ter todos os apps para falar com ele e comunicar os benefícios que ele tem diretamente. Porque a forma que a gente tem de comunicação antiga nem sempre é aquela que a pessoa está acostumada a ouvir. Ela está no celular, a pessoa recebe tudo no automático. Vamos facilitar a vida das pessoas pelo mundo digital com qualificação, educação e digitalização”, garantiu.
Como solicitar o Cartão MEI no Banco do Brasil
- Verifique se você possui uma conta PJ no Banco do Brasil: O Cartão MEI está disponível apenas para correntistas Pessoa Jurídica (PJ) do Banco do Brasil. Se você ainda não tem uma conta PJ, será necessário abrir uma.
- Entre em contato com sua agência de relacionamento: Caso já possua uma conta PJ, entre em contato diretamente com a agência onde mantém seu relacionamento bancário para solicitar o Cartão MEI Elo.