O TJ SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) está com um concurso aberto para preenchimento de 400 vagas na carreira de escrevente técnico judiciário, que requer somente a conclusão do ensino médio.
Os aprovados terão direito a salário mensal de R$ 5,4 mil, além de benefícios como auxílio alimentação, auxílio saúde e vale transporte. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
Todas as oportunidades do concurso do TJ SP serão preenchidas na capital paulista. A seleção reserva 80 postos para candidatos negros e 20 a pessoas com deficiência.
São atribuições do escrevente do TJ SP: realizar atividades relacionadas à organização dos serviços que envolvam as funções de suporte técnico e administrativo às unidades do Tribunal de Justiça, dar andamento em processos judiciais e administrativos, atender ao público interno e externo, elaborar e conferir documentos, controlar a guarda do material de expediente, atualizar-se quanto à legislação pertinente à área de atuação e normas internas.
Os inscritos no concurso do TJ SP passarão por uma prova objetiva que será realizada no dia 28 de maio. Os 200 candidatos mais bem colocados serão aprovados para a segunda fase do processo seletivo: a avaliação prática de formatação e digitação de texto.
O exame objetivo terá questões de língua portuguesa, conhecimentos em direito, atualidades, matemática, informática e raciocínio lógico. Confira a seguir apostilas e cursos para se preparar:
- Apostila para escrevente do TJ-SP
- 450 questões gabaritadas para escrevente
- Curso online para escrevente do TJ-SP
Inscrição e Edital
O prazo para se inscrever no concurso público vai até as 16h de 28 de março de 2023. Os interessados devem se candidatar por meio do site da Fundação Vunesp, que está organizando a seleção. A taxa de inscrição é de R$ 81.