Categorias
MOGI DAS CRUZES

Tia Chica: projeto do Fundo Social de Mogi arrecada produtos de higiene menstrual



A Campanha Tia Chica é um projeto do Fundo Social de Mogi das Cruzes que tem como objetivo arrecadar produtos de higiene menstrual para pessoas em situação de vulnerabilidade social.



De acordo com organizações não governamentais e empresas do setor, cerca de 23% das pessoas que menstruam no país não têm condição de adquirir absorventes todos os meses. Segundo os realizadores da pesquisa, a falta de acesso ao produtos de higiene menstrual gera baixa frequência escolar e no trabalho, aumento do risco de infecções pelo uso de produtos inadequados e improvisados, além de constrangimento, o que pode também levar à sobrecarga mental e transfobia.



Vale lembrar que algumas pessoas trans também têm período menstrual e que a ocorrência da menstruação pode gerar a chamada disforia de gênero, que consiste em um desconforto persistente diante de características que remetam ao gênero atribuído ao nascer.



A situação, também denominada de pobreza menstrual, não é uma realidade apenas no Brasil e os números são tão expressivos que, em 2014 a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu que o direito à higiene menstrual é uma questão de saúde pública e de direitos humanos.



Como ajudar

As doações de absorventes podem ser feitas na sede do Fundo Social que fica 1º andar no prédio-sede da Prefeitura. Para mais informações, entre em contato com o Fundo Social pelo telefone 4798-5143 ou e-mail fundosocial@pmmc.com.br.

Segundo a administração municipal, a distribuição dos itens arrecadados obedecerá à mesma logística de outras campanhas, ou seja, por meio de associações e instituições sociais cadastradas, que redistribuem esse material entre pessoas da respectiva comunidade, em situação de vulnerabilidade.

Clique aqui e confira mais notícias de Mogi das Cruzes

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: