Categorias
CULTURA

Theatro Vasques recebe documentário ‘Trajetória – Memória Ancestral’ no próximo domingo



No próximo domingo (30), às 19h, será realizada, no Theatro Vasques, em Mogi das Cruzes, a primeira exibição pública do documentário Trajetória – Memória Ancestral. Trata-se de uma produção audiovisual, dirigida pelo cineasta Vitor Gonçalves, que reúne depoimentos de pessoas negras da cidade, abordando temas como desafio, superação, racismo e memórias. O evento faz parte da programação de cinema do Cultura nas Férias 2022 e os interessados já podem fazer a retirada dos ingressos na bilheteria do Theatro Vasques.



O documentário começou a ser produzido no ano passado, no âmbito do Festival de Culturas Pretas e do Dia da Consciência Negra. Ele também será incorporado a uma programação mensal que a Secretaria de Cultura cumprirá, de valorização às culturas negras da cidade. O vídeo apresenta relatos de pessoas negras de Mogi, que foram convidadas para falar sobre suas trajetórias de vida e trabalho. É, portanto, uma coletânea de testemunhos, que visa mostrar a representatividade de cada um ali presente e também incitar debates sobre temas comuns a todos.



A versatilidade dos participantes é um dos destaques. Ao todo, a produção mostra 12 pessoas, que seguem carreiras como professor, médico, ativista, sambista, comerciário, produtor audiovisual, servidor público, maestro, maquiador, trancista. A ideia é expor justamente a pluralidade de visões e vivências de cada um dos personagens.  



A Secretaria Municipal de Cultura afirma que está cumprindo todos os protocolos sanitários, seguindo inclusive a última recomendação do Governo do Estado, quanto à limitação de 70% na ocupação de espaços culturais municipais. Por isso, todos os assentos do Theatro Vasques foram demarcados e a distribuição dos ingressos está sendo feita de forma antecipada, para evitar a formação de aglomerações.



O Theatro Vasques, onde será a apresentação e também onde já é feita a retirada de ingressos, fica na rua Dr. Corrêa, 515, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Cultura, que é o 4798-6900.

Confira mais notícias de cultura em Mogi das Cruzes

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: