A Prefeitura de Mogi das Cruzes mantém ativo o cadastro para a xepa da vacinação contra a Covid-19. Atualmente, o sistema está aberto para pessoas com 40 anos ou mais e idosos que ainda não receberam a primeira dose do imunizante.
No caso das pessoas com 40 ou mais, a vacina que pode ser direcionada é a Astrazeneca e, no caso dos idosos, a Coronavac, que também está com cadastro ativo para pessoas com comorbidades ou deficiências que possuem contraindicação médica de Astrazeneca.
A administração municipal aconselha, na hora do cadastro, selecionar uma unidade de saúde próximo da residência, uma vez que será necessário chegar ao local em até 20 minutos, caso seja contemplado com a aplicação da dose.
Para acessar o formulário é preciso entrar no Clique Vacina e localizar o botão “Lista de Encaixe”. O preenchimento do cadastro também agiliza o futuro agendamento da vacina, caso ele seja liberado antes da xepa. Neste caso, a maioria das informações já estará salva no sistema, sendo necessário somente escolher o dia, horário e local da aplicação da dose.
Públicos-alvos
Nesta terça-feira (22), às 14h, foi aberto o agendamento para aplicação da primeira dose a pessoas com 47 anos ou mais. No entanto, em poucos minutos, as vagas foram preenchidas.
Segundo a Prefeitura de Mogi, os agendamentos online só ficam disponíveis no site enquanto há doses ou horários vagos. Se ao entrar no sistema, a informação que aparecer for “Aguarde a liberação de agendamento” é porque todos os horários já foram preenchidos e não há mais vacinas disponíveis. Neste caso, é preciso aguardar a chegada de novas remessas.
Pré-cadastro
Também está aberto o pré-cadastro para vacinação contra a Covid-19 de estagiários e trabalhadores da saúde, além de puérperas (mulheres pós-parto) e lactantes. O pré-cadastro, que é diferente do agendamento para aplicação da dose, pode ser preenchido por todas as mulheres que amamentam bebês de até 11 meses e 29 dias.
De acordo com a Prefeitura, o objetivo do pré-cadastro é quantificar e planejar a imunização destes públicos. Após o registro no Clique Vacina, a Secretaria de Saúde entrará em contato com as pessoas cadastradas para orientar sobre a organização e aplicação das doses.