Categorias
ALTO TIETÊ

Suzano terá programação especial para o Centenário da Imigração Japonesa na cidade



A Prefeitura de Suzano, em parceria com associações, preparou uma programação especial para o Centenário da Imigração Japonesa na cidade e dos 50 anos de irmadade com Komatsu.



Dando início às fetividades, neste sábado (23) e domingo (24) acontecerá a 35ª Festa da Cerejeira da Associação Cultural Suzanense – Bunkyo, na sede da entidade, que está localizada na avenida Armando de Salles Oliveira, 444, no Parque Suzano. Com entrada gratuita, o evento terá comidas e danças típicas, exposições. 



Na próxima quinta-feira (28), haverá o ato simbólico de tombamento e revitalização do prédio da Academia de Judô Terazaki, na rua Tokuzo Terazaki, 25, na Vila Urupês. O local passará a ser considerado um patrimônio histórico, visando a preservação das raízes e de sua amplitude cultural. Esse processo foi acompanhado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), que solicitou essa ferramenta de perpetuação e registro da memória.



No dia 30 de julho (sábado), a Associação Cultural Esportiva e Agrícola de Suzano – Aceas Nikkey, promoverá uma missa para membros da comunidade japonesa da cidade. O intuito da ação é exaltar os ancestrais e agradecer pelos ensinamentos deixados, além disso, o Bunkyo terá um evento de homenagens e uma solenidade para convidados nos dias 29 e 30 (sexta e sábado).



Ainda neste mês, a Secretaria de Cultura estará com a exibição on-line da 1ª Mostra Cultural Suzano-Komatsu, onde as cidades-irmãs farão um intercâmbio cultural com peças históricas e itens tradicionais de cada uma, levando seus nomes de até o outro lado do oceano. A data do evento e o link serão divulgados em breve.

Já a Associação Comercial e Empresarial de Suzano (ACE), com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, está organizando o ‘Roteiro Comercial Japonês’, com sugestões de comércios com influência da cultura nipônica, que se cadastraram no site da entidade.

A festividade continua no mês de agosto, com a 1º Edição do ‘SuzAnime’, promovido pela Secretaria de Cultura. O evento de cultura pop japonesa contará com concursos de cosplay, além de convidados e ações voltadas ao tema. A edição acontece nos dias 20 e 21 de agosto (sábado e domingo), no Parque Max Feffer, que fica na avenida Senador Roberto Simonsen, 90, no Jardim Imperador.

Também no dia 20 de agosto, acontecerá o lançamento do Jardim Oriental, com referências às raízes e também às tradições nipônicas. Para finalizar, em setembro, a cidade irá receber mais uma edição do ‘Bunkamatsuri’, festividade já tradicional – os detalhes ainda serão divulgados.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no FacebookInstagram e Telegram

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: