Categorias
ALTO TIETÊ

Suzano retoma aulas presenciais na rede municipal de ensino a partir de agosto



A Secretaria Municipal de Educação de Suzano anunciou a retomada das atividades presenciais na rede de ensino a partir do dia 2 de agosto (segunda-feira), com ocupação limitada a até 35% da capacidade do espaço. A novidade foi divulgada na última sexta-feira (23) pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi e pelo chefe da pasta, Leandro Bassini, durante transmissão ao vivo no Facebook oficial da Prefeitura de Suzano. Na oportunidade, a dupla compartilhou detalhes sobre as medidas adotadas para este período que se inicia.



O planejamento prevê uma implantação gradual das atividades presenciais nas escolas da Educação Infantil e Fundamental. Contudo, o retorno não será obrigatório e as atividades seguirão sendo oferecidas em sistema on-line, ou seja, o ensino a partir de agosto passa a ser híbrido.



De acordo com a pasta, o acolhimento presencial deve ocorrer por pelo menos três dias na semana, somente com os estudantes que tiveram a autorização formal de seus pais ou responsáveis, mediante assinatura do Termo de Responsabilidade repassado pela própria direção da unidade. A princípio, será adotado um revezamento, conforme questionário de intenção de volta dos alunos. Segundo a administração municipal, esse revezamento presencial deve seguir critérios técnicos, priorizando os estudantes em situação de vulnerabilidade e atendidos pelo projeto “Prevenir a Violência”.



A Prefeitura de Suzano afirmou que toda a decisão foi feita diante do “Plano de Retomada” traçado pela direção de cada unidade escolar, baseado nos “Protocolos de Retorno às Aulas Presenciais”, publicados pela Secretaria Municipal de Educação, e nas observações levantadas pelo comitê especial de cada escola, que contou com a participação de professores, funcionários, pais e responsáveis.



Bassini disse que, neste momento, a retomada gradual está sendo iniciada com muita cautela. Segundo ele, o objetivo é priorizar o acolhimento das crianças em vulnerabilidade, que têm dificuldade no acesso à internet e a equipamentos de tecnologia em casa, entre outros fatores sociais.

Além da determinação de ocupação máxima fixada em 35% e dos três dias de atividades presenciais, a secretaria estipulou o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre os indivíduos na escola, a oferta de máscaras aos alunos e professores, bem como álcool em gel. O titular da pasta informou também que com base nas indicações técnicas do Ministério da Saúde, a segunda dose dos profissionais da Educação que atuam na rede municipal será adiantada, e disse que os detalhes serão encaminhados para cada profissional.

A Educação suzanense recomendou, ainda, que as turmas mantenham de um a dois dias de teletrabalho para o acompanhamento dos alunos que optaram pela continuidade no ensino remoto, assim efetivando o cumprimento da modalidade híbrida na rede municipal, por meio das atividades no Centro de Mídias, além da possibilidade de flexibilização curricular.

A partir do dia 2 de agosto, conforme a implementação gradual do acolhimento, os professores devem aplicar a Sondagem Diagnóstica aos alunos do ensino fundamental, como forma de analisar a evolução do processo de aprendizagem. No ensino infantil, G4 e G5, se inicia o período de adaptação dos pequenos.

Em relação às creches, a princípio, está prevista a retomada do acolhimento apenas às crianças do G3, para um avanço gradual em direção ao atendimento dos bebês de G1 e G2. Nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), as diretrizes são as mesmas, contemplando revezamento ou não nas salas que houver um número que comporte o distanciamento mínimo de 1,5 metros no espaço físico.

O secretário da Educação afirmou que a pasta se prepara há meses para esse momento de retomada, mas ressaltou que essa dinâmica vai variar de escola para escola, pois cada unidade de ensino tem suas peculiaridades e vai trabalhar de acordo com o que é possível fazer, seguindo as diretrizes principais. Bassini diz que a Educação estará proporcionando uma experiência inicial, até setembro, com constantes avaliações do cenário, para aos poucos evoluir nesse contexto.

Cronograma

Ao longo das últimas semanas, a Secretaria Municipal de Educação promoveu reuniões de replanejamento com os diretores de escola, que por sua vez realizaram o acolhimento dos profissionais com o estudo das instruções de retomada das atividades presenciais e dos vídeos orientativos da Secretaria Municipal de Saúde, que deve se manter próxima e oferecer amparo aos educadores neste período.

Já a partir desta segunda-feira (26), as unidades devem revisitar o “Plano de Retomada” da escola e, se necessário, ajustar a proposta de acordo com a realidade do território. A expectativa é de que os profissionais também realizem o reconhecimento da organização do espaço escolar.

Entre os dias 27 e 30 de julho, cada unidade vai se empenhar em organizar os grupos de estudantes para o revezamento, conforme a devolutiva do questionário de intenção de retorno aplicado aos pais e responsáveis. As escolas também deverão se preparar pedagogicamente e promover reunião com as famílias para repassar as orientações sobre o módulo híbrido, com atividades presenciais e remotas.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: