Categorias
CULTURA

Sinfônica do Cempre Botujuru, em Mogi, vence campeonato nacional de fanfarras



Os alunos da Banda Sinfônica do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru, em Mogi das Cruzes, conquistaram mais uma vitória. Após vencerem o campeonato estadual de fanfarras em setembro, as crianças foram à cidade de Senador Canedo, em Goiás, no último fim de semana, para disputar o 1º Campeonato Brasileiro de Bandas e Fanfarras da Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras (LBF) e consagraram-se bicampeões.



Formado por 52 componentes, com idades entre 8 e 14 anos, o grupo atingiu 99,22% dos pontos possíveis na categoria infantil, com a maior nota de todo o campeonato, considerando as 46 bandas de todas as categorias técnicas e faixas etárias. A banda integra, junto a outras 16 escolas, o projeto Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola, realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação e administrado atualmente pela Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes.



O repertório apresentado pelos mogianos foi Turning Point, de Sean O’Loughlin e Suíte Infantil nº 1 de Ewerton Ravelli – Com 4 Movimentos (Samba Lelê, Se essa rua fosse minha, Marcha Soldado e Atirei o pau no gato).



Mateus dos Santos Moraes, que participou da conquista do primeiro nacional em Aracaju (SE) em 2017, comemorou a vitória. “Foi muito gratificante. Ganhar em Aracaju já tinha sido uma experiência muito legal. Muito obrigada pela oportunidade de feito esse sonho se tornar realidade”, disse o aluno de 14 anos, que toca clarinete.



Há quatro anos acompanhando a banda do Cempre Limongi, Fábio André Silva, pai da aluna de flauta Lívia Alexandra da Silva, destacou a importância do projeto na vida das crianças.  “A experiência que nós tivemos nos campeonatos tem sido de grande valia. O apoio da gestão municipal e a união dos pais tem feito a diferença. Elas ensaiaram muito e se esforçaram bastante para esta conquista. O projeto tira o máximo que as crianças têm e faz brilhas muitas estrelas, estrelas mogianas que são o futuro da nossa cidade”, disse.

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, também se pronunciou a respeito da vitória das crianças. “A nossa Mogi da Música nos encanta mais uma vez ao conquistar o bicampeonato nacional na categoria infantil. Parabéns aos alunos, aos pais e toda a equipe do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho por mais esta importante vitória. Que os nossos alunos continuem se empenhando e apresentando todo o seu talento neste projeto, que leva música a 11 mil crianças de nossa cidade”, disse ele.

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *