Categorias
ALTO TIETÊ

Servidores públicos de Arujá ameaçam entrar em greve a partir da próxima segunda



Os servidores públicos municipais da cidade de Arujá estão ameaçando entrar em greve a partir da próxima segunda-feira (26). A decisão foi tomada em uma assembleia realizada na tarde da última segunda-feira (19), na sede do SINDISMAR (Sindicato dos Servidores Municipais de Arujá e Região).



Segundo o sindicato, os servidores aguardaram, pelos últimos dois anos, a implantação de um plano de carreira da categoria. “Pacientemente também aguardaram as crises financeira e a provocada pela epidemia de Covid para terem aumento real em sua remuneração, mas apesar do atual mandato ter o menor gasto com a folha de pagamento dos servidores, a contraproposta foi inferior a reivindicada, o que provocou a decisão de greve”, diz a nota.



Além do plano de carreira, os servidores reivindicam reposição salarial da inflação correspondente ao IPCA 2023; aumento real salarial de 7%; reajuste no valor do vali alimentação, passando para R$ 650; reajuste do vale-refeição para R$ 385; implantação de seis faltas abonadas ao ano; e concessão de redução de 50% da carga horária a servidores que têm dependentes portadores de deficiência.



A nota é concluída dizendo que o Sindicato aguarda a reabertura das negociações com o Governo e já adotou os trâmites legais para a paralisação aprovada em assembleia. “Em manifestação ordeira e pacífica, os servidores estão usando um laço preto no peito em sinal de insatisfação”, diz o comunicado.



A Prefeitura de Arujá também publicou uma nota, pedindo aos servidores que reavaliem a decisão de entrar em greve. “Reconhecemos, outrossim, que, embora existindo legitimidade em parte das reivindicações apresentadas, as quais foram acolhidas pela Administração, em algumas outras questões, no entanto, parece-nos que a decisão pela greve merece uma maior reflexão. Nesse sentido, pedimos que cada um de vocês avalie, com maior apreço, as propostas de reajuste e outros benefícios formalizados pelo Governo, em especial, considerando o histórico de negociações bem-sucedidas que temos compartilhado, desde o início dessa gestão”, diz a administração municipal.

O executivo cita, ainda, algumas medidas adotadas pela Prefeitura nos últimos dois anos, no sentido de valorizar o trabalho dos servidores, como a revisão geral, somada ao aumento real, que totalizou um acréscimo de 8,00%; acréscimo de 11% sobre o Vale-Alimentação; criação do Vale-Refeição a todos os Servidores; e adicional de 2% ao ano (anuênio) a todos os Servidores. “Agora, em 2024, estamos comprometidos em continuar nesse caminho, conforme evidenciado pelas nossas duas propostas já apresentadas”, diz a Prefeitura.

Ainda segundo a administração municipal, algumas reivindicações deste ano representam desafios orçamentários insuperáveis. “Por exemplo: o pedido de aumento de mais de 200% no Vale-Refeição (VR) e a concessão de mais 3 faltas abonadas (concedemos duas nos anos anteriores e estamos dispostos a conceder outra neste momento, deixando a terceira para outro momento), trará severo impacto à nossa folha de pagamento”.

A nota é concluída com um novo pedido de reconsideração aos servidores: “Rogamos que analisem a proposta do governo com a devida atenção, reconhecendo os esforços já realizados e os compromissos cumpridos. Solicitamos que não haja adesão ao movimento de greve e que se aguarde a conclusão dos trabalhos e avanços planejados”.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Arujá? Entre em nosso Grupo no WhatsApp.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: