Categorias
BRASIL

Serasa lança ferramenta que permite checar quem consultou seu CPF ou CNPJ



O serviço de proteção de crédito Serasa agora permite que as pessoas consultem quais empresas estão buscando informações com base no CPF dos consumidores. A nova ferramenta é uma forma de identificar possíveis fraudes, quando, por exemplo, terceiros usam o CPF de outra pessoa para contrair crédito.



O gerente de produtos da Serasa, Felipe Barone, recomenda ao consumidor que procure a empresa caso ela tenha consultado o CPF sem que a pessoa tenha procurado os serviços oferecidos por aquela companhia que fez a consulta.



Para saber quais empresas que estão consultado o CPF no Serasa, basta se cadastrar no portal do serviço de proteção de crédito na internet e solicitar um relatório das consultas ao CPF específico. O Serasa entrega o relatório, de graça, em até 24 horas. O mesmo vale para consultas ao CNPJ.



O professor de Direito Digital da Universidade Mackenzie, Marcelo Chiavassa, diz que é praticamente impossível ter controle do CPF hoje no Brasil.



Quase 40 milhões de brasileiros afirmaram que já foram vítimas de fraude financeira, segundo levantamento de novembro do ano passado feito pelo próprio Serasa.

*com informações da Agência Brasil

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: