Categorias
MOGI DAS CRUZES

Semae e Infraestrutura de Mogi realizam entrega oficial de sistema de esgoto do Botujuru



A Prefeitura de Mogi das Cruzes, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e do Semae (Serviço Municipal de Águas e Esgotos), finalizou o sistema de esgotamento sanitário do Botujuru. A entrega oficial foi realizada na manhã de quinta-feira (21) pelo prefeito Caio Cunha e a vice, Priscila Yamagami Kähler, com o acionamento de uma das estações de bombeamento.



Para um funcionamento completo do sistema, é necessário que os moradores construam as caixas de inspeção para futura ligação na rede, informou a administração municipal, acrescentando que funcionários do Departamento Comercial do Semae já iniciaram visitas às casas para orientar os moradores.



“O Semae está orientando a população quanto à construção das caixas de inspeção para fazermos as ligações das casas à rede. Dentro de duas semanas, pretendemos levar nossa Agência de Atendimento Móvel ao Botujuru para reforçar as orientações. O esgotamento sanitário é importante por ser uma questão de saúde pública e meio ambiente”, disse o diretor-geral adjunto da autarquia, Michel Reche Beraldo.



Segundo a Secretaria de Infraestrutura Urbana de Mogi das Cruzes, responsável pela obra, o sistema está 99% finalizado, faltando apenas a ligação da energia elétrica de uma das estações de bombeamento, que está previsto para acontecer na próxima semana.



A obra foi realizada pela Prefeitura e o Semae será responsável pela operação do sistema. O investimento foi de R$ 37,3 milhões e os serviços incluíram implantação de 56 quilômetros de redes de esgoto, sete estações elevatórias, 4.000 metros de linhas de recalque (bombeamento) e 4.500 metros de coletores-tronco. O sistema atende o Botujuru e parte de Cezar de Souza, e o esgoto coletado será enviado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Leste, em Cezar de Souza.

Orientações

A Prefeitura explica que a caixa de inspeção de esgoto deve ser construída na calçada (passeio), com a função de fornecer acesso à tubulação, facilitando a manutenção e a desobstrução do ramal (ligação entre a rede e o imóvel). Para os imóveis já existentes, a ligação de esgoto não será cobrada, exceto para os imóveis que vierem a ser construídos no bairro após a implantação do sistema de esgotamento.

Segundo a administração municipal, após a vistoria final da autarquia, haverá inclusão da tarifa de esgoto, que será lançada em conta, esta tarifa se refere à cobrança do serviço de coleta e tratamento de esgoto, conforme tarifação dos serviços de abastecimento de água e de coleta de esgotos, estabelecida pelo Decreto Municipal nº 20.221/2021.

Confira a seguir mais algumas orientações da Prefeitura de Mogi das Cruzes:

  • Não construa a caixa de inspeção com tijolo baiano. A construção deve ser feita com bloco, concreto ou pré-moldado, próximo à guia
  • Utilize as dimensões 60 x 60 x 60 cm
  • A caixa deve estar bem rebocada e limpa por dentro
  • Construa a caixa de inspeção de esgoto nivelada na calçada
  • É proibido lançar água de chuva e óleo na rede de esgoto (sujeito a multa)
  • Não lacrar a tampa após a ligação (para eventuais manutenções futuras)

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no FacebookInstagram e Telegram

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: