O Semae de Mogi das Cruzes (Serviço Municipal de Água e Esgoto) deu início às obras de implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto no Parque São Martinho. A previsão é de que o trabalho seja concluído em até 18 meses (um ano e meio).
Com investimento de R$ 11,4 milhões, o projeto contemplará aproximadamente 5,9 quilômetros de redes coletoras, 136 poços de visita (pontos de acesso a redes para intervenções no sistema, como manutenções, por exemplo) e 1 estação elevatória (bombeamento) de esgoto.
O sistema também terá 1,3 quilômetro de rede de recalque (tubulação que conduz os efluentes da elevatória até um ponto a partir do qual possa seguir por gravidade até uma unidade de tratamento), 502 ramais de ligação e 45 sistemas individuais de tratamento de esgoto.
De acordo com a autarquia, o complexo será interligado à elevatória do Jardim Santos Dumont III, de onde o esgoto será encaminhado para tratamento na estação da Sabesp, em Suzano.
Os núcleos de Biritiba-Ussu, Chácara Guanabara, Jardim Nove de Julho, Quatinga, Taiaçupeba e Vila Mathias (Sabaúna) também serão contemplados.