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Foi demitido? Veja como dar entrada no seguro desemprego em 2023


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Seguro desemprego é um benefício da Seguridade Social que tem como objetivo garantir assistência financeira temporária ao trabalhador com carteira assinada e dispensado sem justa causa.


Se está nesta condição, nesta matéria você vai descobrir se tem direito, como dar entrada no seguro e como consultar quantas parcelas receberá – e por quanto tempo.

Tira-dúvidas sobre o seguro desemprego

Quem tem direito ao seguro desemprego?


Trabalhadores formais que foram demitidos involuntariamente (sem justa causa) e que:


a) não possuem renda própria que seja suficiente à sua manutenção e de sua família.

b) receberam salários de pessoa jurídica ou de pessoa física a ela equiparada, relativos a:

  • pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da primeira solicitação; ou
  • pelo menos 9 meses nos últimos 12 meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da segunda solicitação; ou
  • cada um dos 6 meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando das demais solicitações

c) não recebem qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, com exceção do auxílio-acidente, do auxílio suplementar e do abono de permanência em serviço.

Qual o valor do seguro desemprego?

O valor mínimo do seguro desemprego acompanha o salário mínimo atual, que está em R$ 1.302, porém, cada faixa salarial tem uma regra específica. Veja a seguir:

  • para quem ganha até R$ 1.968,36, a parcela será o salário médio multiplicado por 0,8
  • para quem ganha entre R$ 1.968,37 e R$ 3.280,93, o cálculo será feito da seguinte forma: a parte do salário maior que R$ 1.968,36 é multiplicada por 0,5; depois, soma-se R$ 1.574,69.
  • para quem ganha acima de R$ 3.280,93, a parcela será de R$ 2.230,97
Quando posso solicitar o seguro desemprego?

O pedido só pode ser feito a partir do 7º dia contado da data da demissão e dentro de até 120 dias.

Como dar entrada no seguro desemprego em 2023?

Se você se enquadra nos critérios para recebimento do benefício, é possível fazer a solicitação por meio do Portal de Serviços do Ministério do Trabalho; pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS); ou pelo telefone 158.

Quais documentos são necessários para solicitar o seguro desemprego?

Documento do Requerimento do Seguro Desemprego (você recebe do empregador este documento no momento que é dispensado sem justa causa) e Número do CPF

Como consultar valor, parcelas e datas de liberação do seguro desemprego?

O trabalhador pode acompanhar a liberação de seu benefício pelo portal gov.br ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. É possível verificar o valor e a quantidade de parcelas, bem como as datas de liberação do benefício.

Como é feito o pagamento do seguro desemprego?

O recebimento será feito na seguinte ordem, por meio de:

  • depósito em conta e banco informados pelo próprio trabalhador.
  • depósito em conta poupança de titularidade do trabalhador identificada na CAIXA.
  • depósito em conta poupança social digital da CAIXA..
  • nos terminais de autoatendimento, lotéricas e casas de conveniência da CAIXA, com uso do Cartão Cidadão.
  • Em agências da CAIXA, com apresentação de documento de identificação e número de CPF.

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