O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, viajou à Havana, capital de Cuba, esta semana, para participar do IX Encontro Internacional, Cultura, Comunicação, Marketing e Comunidade. Ele está acompanhado de outros prefeitos da região em uma comitiva formada pelo Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê).
O evento, que acontece nesta terça (24) e quarta-feira (25), é apoiado pela Unesco Mill Aliance – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e tem como tema: “Transformando Espaços Urbanos em Cidades Mil da Unesco e Agenda 2030”.
O objetivo, segundo o Condemat, é promover um espaço de articulação e troca de experiências entre os participantes nas áreas de Educação, Criatividade, Inovação, Comunicação, Saúde, Mobilidade Urbana, Marketing e Inteligência Artificial, além do contexto das cidades no pós-pandemia. Estarão presentes políticos, gestores públicos, pesquisadores, acadêmicos, líderes empresariais e especialistas.
Além de Caio Cunha, fazem parte da comitiva do Condemat a prefeita Priscila Gambale (Ferraz de Vasconcelos) e os prefeitos Guti (Guarulhos), Vanderlon Gomes (Salesópolis) e Rodrigo Ashiuchi (Suzano). Eles pretendem apresentar projetos realizados na região e que, de alguma maneira, estão alinhados com a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), como o Recicla Cidade, o Caderno de Negócios, o atendimento na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e as Residências Terapêuticas.
“O Condemat alcançou uma representatividade importante devido ao êxito de algumas iniciativas consorciadas, sobretudo no que diz respeito à sustentabilidade, área onde temos reconhecimento e premiações nacionais e estaduais. Todo este trabalho motivou o convite da Unesco para participarmos deste evento que, além de trazer mais visibilidade para o consórcio, irá agregar em conhecimento e experiência”
Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes
Já nos painéis específicos dos municípios, Ferraz de Vasconcelos irá abordar a criação da primeira Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas do Brasil. Guarulhos apresentará projetos voltados à educação, ao incentivo à leitura e à formação do pensamento crítico de estudantes da rede municipal. O Programa Mogi Cidade da Criança será apresentado por Mogi das Cruzes abordando o foco no desenvolvimento de uma cidade amigável à infância e à primeira infância. Salesópolis vai apresentar o programa Recicla Cidade e os resultados obtidos por meio da ampliação da coleta seletiva, enquanto Suzano falará sobre o uso da tecnologia para potencializar o ensino municipal.
A programação do evento conta com painéis de representantes da UNESCO na África, França, Jamaica e Rússia; prefeitos de cidades da Jamaica e Moçambique e representantes de universidades da Europa.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: