Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
Começou, nesta segunda-feira (22), a segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe, que agora está aberta também a idosos (mais de 60 anos), profissionais da saúde, população indígena, professores da rede pública e privada e pacientes com doenças crônicas elencadas pelo Ministério da Saúde. A principal novidade foi a inclusão de policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou no dia 10 de abril, com a imunização de grávidas, crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses, e puérperas (mulheres no pós-parto) – essas pessoas podem continuar procurando as unidades de saúde para tomar a dose. Será possível se vacinar até o dia 31 de maio.
No dia 4 de maio acontecerá em Mogi das Cruzes o “Dia D”, quando haverá vacinação para todos os públicos-alvo. De acordo com a Prefeitura, no próximo sábado (27) será feita uma “antecipação do Dia D”, com 14 postos volantes instalados em locais mais distantes, como Chácara Santo Ângelo, Varinhas, Parque São Martinho, Jardim Piatã e Barroso, em horários alternados. “Vamos realizar um pré Dia D para ampliar o acesso da população que vivem em locais mais distantes e garantir a proteção necessária para todos que precisam”, disse o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra.
A campanha pretende reduzir a ocorrência da doença, as internações e mortes provocados pela Influenza nos grupos mais vulneráveis. Esses grupos têm maior risco de evolução da doença e suas complicações. A vacina previne a população-alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar.
A Prefeitura informou que, em Mogi das Cruzes, nos primeiros cinco dias da campanha, foram aplicadas 5.315 doses, o que corresponde a 5,72% de cobertura, em média, entre os grupos prioritários assistidos inicialmente. O grupo com maior índice de cobertura até o momento é de puérperas, com 280 doses aplicadas e 36,36% de cobertura. Na sequência estão as gestantes, 1.188 doses aplicadas e cobertura vacinal de 25,36%, e as crianças, com 3.847 doses correspondentes a 12,1%.