Categorias
ALTO TIETÊ

Secretário estadual participa de comemorações ao Rio Tietê em Salesópolis



O secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, participou, no domingo (26), do encerramento das comemorações da Semana do Rio Tietê em Salesópolis, município do Alto Tietê que abriga a nascente do rio. Na ocasião, o município recebeu a 18ª edição do Projeto Tietê Esperança Aparecida, com recepção à imagem peregrina, seguida de missa no Santuário Diocesano de São José e benção às águas das nascentes do Rio Tietê.



Participando pela segunda vez do evento, o secretário Marcos Penido destacou a importância do Rio Tietê, que nasce em Salesópolis e passa pelos municípios de Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba e Guarulhos. “O Governo do Estado tem como projeto prioritário a preservação das riquezas naturais. Estamos buscando todas ações, por meio do saneamento básico, para que possamos manter corpos hídricos em condições, realizando um esforço conjunto para que o esgoto seja encaminhado para tratamento e não chegue in natura no rio”, ressaltou.



O secretário adiantou que o ICMS Ecológico, que teve a sua regulamentação publicada na última sexta-feira, será um importante instrumento para apoiar as ações do Estado e  municípios na preservação ambiental. “Estamos avaliando os impactos que o ICMS Ecológico terá em cada região do Estado e o Alto Tietê será uma das primeiras a ser analisada”, afirmou Penido.



O prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes, que representou a direção do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), falou sobre a importância do evento, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de despoluir e preservar o rio. “É um privilégio para a nossa região ser berço do Rio Tietê e atuar na preservação dos mananciais. Esta ação simbólica dá mais visibilidade para a causa e este trabalho de conscientização deve ser permanente, buscando a união de toda a sociedade”, disse.



Também estiveram presentes o prefeito de Salto, Laerte Sosin; a vice-prefeita de Salesópolis, Jane Cristina; o vice-prefeito de Poá, Geraldo Oliveira; membros da Câmara Técnica de Gestão Ambiental e Sustentabilidade do Condemat e autoridades locais.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: