Categorias
MOGI DAS CRUZES

SCPC Mogi aumenta o prazo para renegociar dívidas antes da negativação



Uma medida anunciada pela direção da ACMC (Associação Comercial de Mogi das Cruzes) altera, temporariamente, o processo de negativação de consumidores da cidade no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e abre mais prazo para a renegociação de dívidas. A partir do próximo dia 17, o processo para inclusão na lista de inadimplentes se dará em 45 dias a partir da comunicação ao devedor e não mais em 20 dias, como acontece atualmente.



A medida determinada pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) é válida pelo período de 90 dias e faz parte das ações adotadas pelos credores em geral para repactuação do crédito em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).



“Na prática, devedores e credores terão um prazo maior para renegociar a dívida e, assim, evitar o processo de negativação, que implica na restrição de crédito ao consumidor e no desfalque financeiro para o credor por um período que pode se estender por anos. Tudo o que não precisamos num momento crítico como o atual”, afirma o vice-presidente da ACMC, Silvio José de Moraes, diretor do SCPC Mogi.



A decisão de prolongar o prazo de negativação tem o objetivo de proporcionar o tempo necessário para as renegociações diretas entre as partes e, desta forma, garantir a proteção de consumidores e empresas. Por conta da pandemia, inúmeras empresas tiveram as atividades suspensas, assim como trabalhadores foram dispensados e os efeitos disso deverão ser drásticos na economia.



“O crédito é um instrumento essencial na economia, principalmente na retomada das atividades. Por isso, a importância de manter as possibilidades de renegociação dos débitos de forma responsável para que, tão logo essa pandemia seja controlada, os negócios possam ser restabelecidos mais rapidamente”, avalia o vice-presidente da ACMC.

O SCPC Mogi funciona numa parceria da ACMC com a Boa Vista Serviços, que tem atuação nacional, e oferece uma série de ferramentas para apoiar as empresas na análise de crédito e na redução dos riscos de inadimplência, assim como disponibiliza orientações aos devedores para regularização dos débitos.

De acordo com a ACMC, atualmente, o banco de dados do SCPC Mogi possui 14.247 consumidores negativados e, portanto, com restrição ao crédito. A dívida acumulada é de R$ 13,7 milhões.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *