Categorias
MOGI DAS CRUZES

Rodovia Ayrton Senna ganhará 11 quilômetros de faixa adicional em Mogi das Cruzes



O Governo de SP, por meio do Programa de Concessões Rodoviárias, sob gestão da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), autorizou o início das obras para construção de terceira faixa de rolamento entre o km 45 e o km 56, na Rodovia Ayrton Senna (SP 070), em Mogi das Cruzes, na pista sentido capital paulista. O anúncio foi feito durante visita do governador Rodrigo Garcia a Mogi na última sexta-feira (24).



De acordo com a Artesp, a nova faixa de rolamento eliminará pontos de congestionamento e proporcionará maior fluidez, além de ampliar a segurança de quem circula pela região. Com investimento de R$ 30,2 milhões, as obras devem ser concluídas até junho de 2023.



Segundo a agência reguladora, serão beneficiados pela construção dos 11 quilômetros de terceira faixa cerca de 3,7 mil usuários que trafegam diariamente pelo trecho, especialmente os moradores da cidade de Mogi das Cruzes e de outros municípios da região do Alto Tietê.



A Artesp informou ainda que cerca de 90 novos postos de trabalho diretos e indiretos são gerados pelas obras, que são realizadas pela concessionária Ecopistas, que é responsável pela administração e operação do Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, com fiscalização da agência reguladora. 



“O Estado de São Paulo está com obras por todos os cantos. Estamos promovendo o maior programa de recuperação e modernização de estradas da história. Com isso, melhoramos a logística do Estado, ampliamos a segurança e garantimos a mobilidade de todos”, afirmou João Octaviano Machado Neto, secretário de Logística e Transportes.

A concessionária informou que, desde o ano passado, já realiza o deslocamento das fibras óticas do canteiro central no trecho de obras. Essas intervenções antecedem os trabalhos de construção da nova pista propriamente dito. O projeto prevê ainda o alargamento de dois viadutos, no km 51 e no km 46, além de melhorias no pavimento. 

“Com a conclusão das obras, teremos um aumento de até 50% na capacidade do tráfego naquele segmento. Outro ganho será na agilidade no escoamento da produção local como as hortaliças e frutas das cidades que compõem o cinturão verde, por exemplo”, explica o diretor-geral da Artesp, Milton Persoli.

Entre em nosso Grupo no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP