Os novos representantes da sociedade civil do Conselho Municipal da Juventude (Comjuve) de Mogi das Cruzes foram definidos no último sábado (5), por meio de processo eleitoral.
A eleição foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e se estendeu das 9h às 16h. De acordo com a Prefeitura de Mogi, ao todo, 230 pessoas deram seu voto e 16 membros foram eleitos.
O único segmento que não teve votos e ficou vacante foi o de associação de moradores. Para este, conforme previsto em edital, será aberto um novo processo eleitoral, para o devido preenchimento do cargo, em data ainda a ser definida. Os demais segmentos tiveram os cargos devidamente preenchidos. Confira:
A comissão eleitoral foi composta por dois membros da Secretaria de Cultura e Turismo e um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O Comjuve também terá em sua composição cinco membros indicados do poder público municipal, das Secretarias Municipais de Gestão, Cultura, Educação, Esporte e Lazer e Saúde. Após a definição de todos os membros, serão feitos o decreto e a solenidade de posse da nova gestão.
Aos membros do Comjuve competem atribuições como estudar, analisar, discutir e propor ações voltadas à juventude, visando a interação e participação dos jovens nas políticas públicas a eles destinadas, colaborar com Administração Municipal na implementação de políticas públicas voltadas ao atendimento das necessidades da juventude e propor estratégias de acompanhamento a avaliação das políticas públicas de juventude junto aos órgãos públicos.
Também é de competência dos conselheiros fomentar o intercâmbio entre organizações juvenis municipais e, quando possível e necessário regional, estaduais e nacionais, bem como realizar, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, as Conferências Municipais de Juventude, com intervalo máximo quatro anos.
O Comjuve foi criado pela Lei 6.961, de 17 de setembro de 2014.