Categorias
MOGI DAS CRUZES

Professora de Mogi das Cruzes está entre as 50 melhores educadoras do país



A professora Joyce Aparecida Camargo de Oliveira, de Mogi das Cruzes, ficou entre os 50 finalistas do Prêmio Educador Nota 10, uma das mais importantes premiações da Educação Brasileira, promovida em parceria entre a Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. No total, mais de 5 mil projetos foram inscritos.



A professora, que leciona na Escola Municipal Coronel Almeida, desenvolveu um projeto intitulado “Pequenos Compositores”, que reuniu música ao ensino. Ela montou um caderno com composições de Beethoven, Villa-Lobos e obras populares brasileiras de Vinícius de Moraes e Toquinho.



As canções serviram de guia para as etapas do trabalho que as crianças deviam apresentar. Era realizada uma leitura da biografia do compositor e da letra com observação de versos, estrofes e rimas, e, após isso, os alunos reescreviam as músicas como forma de paródias, mantendo as palavras-chaves do texto original. O intuito foi que, por meio da música, houvesse o aprimoramento da leitura e escrita dos estudantes.



“O projeto reúne minhas duas maiores paixões: a alfabetização e a música que, no dia a dia, estão contribuindo para aprimorar o aprendizado entre as crianças. Mas o mais gratificante foi servir de inspiração para outros profissionais de Educação e incentivá-los a fazer algo diferente e apresentar seus projetos”, disse a professora.



Homenagem da Prefeitura de Mogi

Na tarde desta terça-feira (8), o prefeito Marcus Melo recebeu a professora Joyce Aparecida Camargo de Oliveira em uma homenagem realizada no prédio sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

“Ficamos muito felizes e orgulhosos com a sua indicação e por isso preparamos essa pequena homenagem. Você merece porque ousou, pensou fora da caixinha e alcançou resultados positivos, fazendo a diferença na vida de muitas crianças”, disse o prefeito à professora.

Joyce disse que ficou honrada em receber o prêmio das mãos do prefeito e comemorou que o seu projeto recebeu tanto destaque nacionalmente: “Foi uma emoção muito grande, algo inesperado, mas muito gratificante”, comentou.

A secretária municipal de Educação, Juliana Guedes, também esteve presente na reunião. Ela ainda lembrou que a professora foi a vencedora do prêmio “Mogi: Educador por Excelência” no ano passado – o prêmio mogiano visa reconhecer e valorizar as experiências pedagógicas e práticas inovadoras na Rede Municipal.

“Joyce é uma inspiração para todos dos educadores. No ano passado, ela emocionou todos os presentes na cerimônia com a apresentação de seu trabalho desenvolvido com as crianças”, disse a secretária.

Foto: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Prêmio Educador Nota 10

O Prêmio Educador Nota 10 está na sua 22ª edição e neste ano recebeu mais de cinco mil projetos inscritos de todo o Brasil. Uma equipe da Academia de Selecionadores separou os 50 melhores projetos para participarem da premiação final.

Ao todo, foram selecionados 11 são de Língua Portuguesa, seis de Matemática, seis de Educação Infantil, quatro de História, quatro de Artes, quatro de Educação Física, três de Geografia, três de Língua Estrangeira, três trabalhos conduzidos por diretores e dois de Gestão. Sociologia, Biologia, Ciências e Filosofia, tiveram selecionados um trabalho cada.

Cada um dos 50 finalistas recebe uma assinatura anual do site que dá acesso à plataforma Nova Escola Digital, além de outros conteúdos e um certificado de participação. Já os 10 primeiros ganham um vale-presente no valor de R$ 15 mil, além de todas as despesas pagas para participar de uma semana de imersão e da cerimônia de premiação, marcada para setembro, em São Paulo. O Educador do Ano, escolhido pela Academia de Jurados, recebe outro vale-presente no valor de R$ 15 mil. As escolas dos professores vencedores também ganham uma verba para a celebração.

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *