Categorias
ALTO TIETÊ

Queda no volume das represas do Alto Tietê acende alerta para economia de água



A Sabesp registrou queda de 30 pontos percentuais no nível das represas do Sistema Produtor do Alto Tietê (Spat), na comparação entre o verão deste ano e o do ano passado, o que reacende o alerta para a necessidade de consumo consciente de água.



O Semae de Mogi das Cruzes, por exemplo, não utiliza água das represas, mas o volume das barragens interfere também no nível do rio Tietê, onde a autarquia faz a captação para abastecimento público. E considerando apenas a última semana de março, o nível mínimo do rio foi menor que o de anos anteriores.



Na última semana de março de 2021, o menor nível registrado no rio, na Estação de Captação, foi de 1,25 metro. No mesmo período do ano passado, foi de 1,50 metro, enquanto na última semana de março de 2019 foi registrado o mínimo de 1,52 metro.



Além disso, o monitoramento feito pela Sabesp na área das represas da região revela que a média de chuvas em março de 2021 foi de 125,6 milímetros, 25% abaixo da média histórica do mês (167,6 milímetros). O Sistema Alto Tietê é composto pelas barragens de Paraitinga (Salesópolis), Ponte Nova (Salesópolis), Biritiba Mirim, Jundiaí (Mogi das Cruzes) e Taiaçupeba (Mogi das Cruzes).



“Assim como a Sabesp descarta o perigo de desabastecimento na Região Metropolitana de São Paulo, neste período de estiagem em que estamos entrando, especificamente em Mogi das Cruzes também não há risco de falta d’água, mas a menor disponibilidade hídrica nos lembra a necessidade de um comportamento que deve ser constante: a economia de água”, afirma o diretor-geral da autarquia, Marcelo Vendramini.

O Semae orienta medidas simples para economizar. O chuveiro, por exemplo, é considerado um dos principais meios de desperdício. Durante o banho, desligá-lo enquanto se ensaboa o corpo pode representar uma redução de 80 litros de água consumida, dependendo do tempo de banho. Segundo Semae, em um mês, são 2,4 mil litros de água (por pessoa) que deixam de ir desnecessariamente para o ralo. Outra dica é tomar banhos rápidos: cinco minutos são suficientes.

Além de banhos curtos, outras recomendações, não só do Semae como de muitas companhias de abastecimento, são fechar a torneira ao escovar os dentes, fazer lavagens de roupas sempre com a máquina cheia (apenas quando tiver carga suficiente para completá-la), além de identificar e reparar possíveis vazamentos internos. Veja mais dicas abaixo. 

Dicas para economizar água

  • Tome banhos de, no máximo, 5 minutos, e feche o chuveiro enquanto se ensaboa;
  • Feche a torneira enquanto escova os dentes (ou, melhor ainda, use um copo com água);
  • Se utiliza máquina de lavar, faça isso com o equipamento cheio (apenas quando tiver carga suficiente para completá-lo)
  • Feche a torneira ao ensaboar as louças;
  • Evite utilizar a mangueira para lavagem de veículos. Opte pelo balde;
  • Evite a mangueira para regar plantas. Use regador;
  • Não use mangueira para limpeza de calçada. Utilize vassoura;
  • Sempre que possível, reutilize água (a água que sai da máquina de lavar, por exemplo, pode ser usada para lavar quintal, banheiro, calçada etc.);
  • Não utilize o vaso sanitário como lixeira;
  • Identifique possíveis vazamentos internos e, se constatados, faça os devidos reparos.
Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: