A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes recebeu, nesta quarta-feira (6), o Conselho Municipal de Turismo (CONTUR). Na reunião, foi apresentada uma proposta de Plano Diretor do Turismo do Município.
O documento foi elaborado como resultado de uma pesquisa feita pelos alunos da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo, sob a orientação da Dra. Débora Cordeiro Braga, professora do curso de Turismo da USP e Coordenadora do Plano Diretor de Turismo.
A primeira parte do documento apresenta diversos aspectos demográficos da cidade, além de uma contextualização social, geográfica e legislativa sobre o turismo de Mogi das Cruzes, abordando também questões de infraestrutura da cidade, como telecomunicações, saúde, educação, transporte, mobilidade urbana etc. Nesse aspecto, foi constatada a necessidade de um investimento maior.
“Para o Turismo alguns cuidados precisam ser tomados. Municípios vizinhos que deram uma importância ao Turismo nos últimos oito anos passaram a frente de Mogi das Cruzes. É um momento que exige um investimento maior do município”, disse Débora.
Outra questão a ser aperfeiçoada, de acordo com os apontamentos da proposta, é a comunicação sobre turismo empregada pelos atores responsáveis pelo setor no município, inclusive o próprio Comtur.
O trabalho expõe os resultados de uma pesquisa quantitativa e qualitativa sobre as demandas turísticas da cidade, traçando um ‘perfil’ do público e seus hábitos de viagem. Todos os dados levantados pela pesquisa, que teve duração de um ano e meio, foram cruzados após a análise SWOT, que é uma técnica onde se elenca as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
A pesquisa resultou em uma sugestão de cinco diretrizes para o Turismo, a ser trabalhada nos próximos quatro anos, que são: melhoria da infraestrutura urbana; capacitação e profissionalização para o Turismo; qualificação e diversificação de atrativos turísticos; ações de Marketing e Comunicação do Turismo; e fortalecimento da Governança do Turismo.
A Proposta do Plano Diretor foi disponibilizada para a Comissão de Turismo da Câmara Municipal e para os membros do Conselho Municipal de Turismo, que poderão fazer uma análise detalhada e sugerir alterações no documento. O Conselho pretende se reunir no início do próximo ano para votar a aprovação do documento.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram, Facebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.