O pronto-socorro (PS) da Santa Casa de Mogi das Cruzes não deverá mais ser fechado no próximo mês, conforme vinha sendo especulado após a entidade ter manifestado falta de interesse em renovar o convênio com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, alegando falta de condições estruturais e operacionais.
De acordo com nota divulgada pela Santa Casa, após reunião com o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, e a administração municipal, na tarde de ontem (31), a entidade decidiu prorrogar o contrato do PS por mais 180 dias (seis meses).
“Após amplo debate ficou pactuado o alinhamento do diálogo entre Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Município e Santa Casa para construção de uma solução única para as demandas represadas da Saúde de Mogi, lotação do PS da Santa Casa e, também, uma segunda prorrogação do contrato do Pronto Socorro da Santa Casa por mais 180 dias, a pedido do Dr. Eleuses Paiva”, diz a nota divulgada pela entidade.
Ainda de acordo com a Santa Casa, a “prorrogação faz-se necessária para dar tempo de fazer os estudos de reorganização de todos os equipamentos, e verificar se todas as demandas reprimidas serão atendidas e se existirão novas necessidades de ofertas para saúde da cidade”.
Após a reunião, o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, também foi às redes sociais anunciar a renovação do convênio. “O Pronto-Socorro da Santa Casa não vai mais fechar. Em uma reunião entre a Prefeitura, Santa Casa e Secretaria de Saúde do Estado a gente chegou num consenso de prorrogação do contrato do Pronto-Socorro da Santa Casa”, disse ele, acrescentando que, nos próximos dias, o estado vai chamar novamente a Santa Casa para fazer alguns ajustes com relação a questões financeiras.
A reunião contou com a participação do Secretário de Saúde do Estado de São Paulo Dr. Eleuses Paiva; do prefeito Caio Cunha juntamente com o secretário municipal de saúde, William Harada e a secretária-adjunta, Dra. Nenê; o presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, Marcos Furlan, juntamente com o vereador Otto Rezende, Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal; os membros da Mesa Diretiva da Santa Casa de Mogi das Cruzes, o Provedor José Carlos Petreca, o Secretário Benedito Carlos Filho, o Tesoureiro Fábio Ferreira Mattos, e o Presidente do Conselho Fiscal Flávio Ferreira Mattos, e também o Presidente da FEHOSP (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo) Édson Rogatti.
Foto: Reprodução/Instagram/Santa Casa de Mogi das Cruzes
O novo contrato do convênio do pronto-socorro entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Santa Casa de Misericórdia terá validade até abril de 2024.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga-nos no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.