Categorias
MOGI DAS CRUZES

Projeto para criação de hortas comunitárias em Mogi das Cruzes é debatido na Câmara Municipal



Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes realizou, na última quinta-feira (3), um seminário para debater o Projeto de Lei nº 86/2023, que institui o ‘Programa Hortas Comunitárias’ no município.


O encontro foi conduzido pelo autor do projeto, o vereador Jonhross (PODE), também presidente da Comissão Permanente de Obras, Habitação, Meio ambiente, Urbanismo e Semae.


De acordo com a proposta, o objetivo é impulsionar a agricultura urbana sustentável a fim de garantir alimentação de qualidade e acessível aos moradores de Mogi das Cruzes.


A intenção é que a medida proporcione vantagens individuais e coletivas como melhorias educacionais, de saúde, garantia da segurança alimentar, fomento ao convívio social, maior sustentabilidade ambiental e benefícios econômicos para o orçamento das famílias.


Além disso, o programa foi planejado para ser focado no cultivo de alimentos orgânicos, ficando proibido o uso de agrotóxicos e outros produtos químicos.

Na ocasião, três professores especialistas no tema deram palestras sobre tópicos diferentes do assunto:

  • Professor Fernando Claret (Principais Pontos do PL n°86/2023);
  • Professor José Valverde (Impacto das Hortas Comunitárias na Saúde, Segurança Alimentar e Comunidade);
  • Professores Lucas Alonso e Cinthia Mara (A Agroecologia e as Hortas Comunitárias).

Johnross acredita que as hortas comunitárias darão um salto no bem-estar da população. “Estamos trabalhando para aprovar esse programa na nossa cidade. Ele pode melhorar a qualidade de vida dos cidadãos com muita força, especialmente para aqueles em maior situação de vulnerabilidade. Queremos construir uma Mogi das Cruzes mais saudável, justa e fraterna”, disse o vereador.

Participaram do seminário a secretária municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, Ionara Amélia Fernandes, o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Felipe Almeida, a secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes, além de representantes do Consea (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional), da Fatec Mogi das Cruzes (Faculdade de Tecnologia) e da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral).

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Compartilhe essa notícia:
Sair da versão mobile