Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
A Prefeitura de Mogi das Cruzes anunciou que enviará à Câmara Municipal, na próxima semana, o projeto de lei para reajuste salarial de 9% aos servidores públicos municipais.
O percentual contempla um aumento real de 1,68%, além da correção da inflação de 7,32%, medida de janeiro a dezembro de 2022 pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
“Nossa proposta era para que o reajuste fosse pago já agora, no início de abril. Mas, como as negociações com o sindicato se estenderam, a folha de março já está fechada e não será possível incluir o reajuste no pagamento do dia 6 de abril. Após aprovação do projeto de lei na Câmara, a diferença será paga na folha seguinte, em maio, de forma retroativa”, disse o secretário municipal de Gestão Pública, Jony Santos.
Na Câmara, alguns vereadores têm demonstrado preocupação com o impasse sobre o reajuste dos servidores. O vereador Iduigues Martins (PT) utilizou o Pequeno Expediente de quinta-feira (30) para criticar a forma como a administração municipal tem conduzido a negociação. “É algo inimaginável o amadorismo da gestão pública da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes em lidar com um processo tão delicado como a campanha salarial do funcionalismo público”, disse ele.
“Tentaram burlar a Assembleia dos servidores enchendo de funcionários comissionados. Uma vergonha. Tinha duas listas: uma de presença do sindicato e uma para ver quais comissionados estavam presentes e cumpriram com a ordem de ir na assembleia e votar favoravelmente à proposta da Prefeitura. É óbvio que estavam em massa os comissionados, votaram favoravelmente e aprovaram. Só que o estatuto do sindicato não permite que os comissionados participem da assembleia e decidam os destinos da categoria. A assembleia foi anulada”, afirmou Iduigues Martins.
Após a aprovação na Câmara de Mogi das Cruzes, o reajuste salarial dos servidores públicos municipais será aplicado sobre os vencimentos de todos os servidores da Prefeitura, Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), Instituto de Previdência Municipal (Iprem), Consórcio Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Cresamu) e Câmara Municipal.
A administração municipal concederá, ainda, alguns benefícios que foram acordados com o sindicato da categoria, como regulamentação e transparência do pagamento de gratificações, critérios para pagamento de licença-prêmio e regulamentação da lei que alterou o cargo de eletricista, entre outras medidas.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: