Categorias
CULTURA

Programação do Sesc Mogi esta semana tem esporte, cultura e oficinas de sustentabilidade



O Sesc Mogi das Cruzes divulgou a programação desta semana, que encerra o mês de janeiro e inicia fevereiro. A agenda conta com atividades culturais e esportivas, além de oficinas ligadas ao meio ambiente e sustentabilidade.



Um dos destaques é o bate-papo com a skatista Pâmela Rosa, que foi campeã mundial de street e disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio (2020/2021). O evento acontecerá na sexta-feira (2).



Já no sábado (3) e domingo (4), o Sesc Mogi receberá uma batalha de breaking. A competição contará com 24 participantes, sendo 12 B-boys e 12 B-girls.



A programação traz, ainda, atividades para idosos, aulas abertas de danças circulares, circo e oficinas de café, horta, entre outras. Confira a seguir.



Esportes

Skate é vida: Vivência de Skate

Com SP Hawks

De 30/1 a 16/2, terças a sextas, das 14h às 19h. Exceto dia 14/2

De 3 a 18/2, sábados e domingos, das 10h às 17h Quadra Verde

Livre – Autoclassificação Grátis – Sem retirada de ingressos.

Nos anos 50, surfistas da Califórnia adaptaram seu esporte favorito para as ruas e foram chamados de surfistas do asfalto. O skate tornou-se uma febre em várias partes do mundo e propagou um estilo de vida aos seus milhões de praticantes. Durante o Sesc

Verão 2024 o Sesc Mogi das Cruzes vivenciará o Skate Street por 44 dias, acolhendo os mais diferentes corpos e estimulando autonomia, equilíbrio, coordenação motora, inclusão, respeito e sociabilização entre as pessoas. Com SP Hawks. Em 2024, ano olímpico e paralímpico o Sesc Verão explora as diferentes modalidades de mais uma edição, desta vez na França. Com a temática: “Se joga no Esporte” convidamos todos os públicos, de crianças a pessoas idosas para vivenciarem o esporte em suas diversas práticas e formas de apreciação.

Session de Skate com Pâmela Rosa

Sesc Verão 2024

Dia 2/2, sexta, das 19h às 21h Tenda Verão

Livre – Autoclassificação

Grátis – Sem retirada de ingressos

Nessa ação, convidamos Pâmela Rosa para um bate papo sobre o protagonismo feminino na modalidade e a ascensão de tantas jovens ao esporte, cultura e um novo estilo de vida.

Pâmela Rosa nasceu em 1999 em uma família de baixa renda em São José dos Campos. Cheia de energia, a menina de 13 anos já estreava no X Games, evento mais prestigiado da modalidade no mundo. Desde então já venceu dois X Games e foi campeã mundial de street em Londres e na edição de São Paulo. Disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio (2020/2021) e é uma grande expoente da modalidade, influenciando uma série de outras meninas no esporte.

Mediação de Débora Oliveira Badel. Skatista profissional, surfista, modelo e influencer, campeã Brasileira Master 2021, estudante de educação física e se consagrou uma das primeiras mulheres negras a se profissionalizar no Esporte aqui no Brasil. Participante assídua das competições profissionais, faz parte da 1° equipe de profissionais de skate do clube Corinthians, e vem fazendo história para o skate feminino, desde 2004 abrindo espaço para as novas gerações.

Rolezinho com Pâmela Rosa Dia 2/2, sexta, das 20h às 21h Quadra Verde

Livre Grátis

A atleta fará uma apresentação de skate com as principais manobras do esporte na pista montada na Quadra Verde. Pâmela Rosa já venceu dois X Games e foi campeã mundial de street em Londres e São Paulo. Disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio e é uma grande expoente da modalidade, influenciando uma série de outras meninas no esporte.

Kangoo Jump

Dias 30 e 31/1, terça e quarta, das 19h às 20h30 Tenda Verão

Livre – Autoclassificação

Grátis – Distribuição de senhas 30 minutos antes do início da atividade.

Em 2024, ano olímpico e paralímpico o Sesc Verão explora as diferentes modalidades de mais uma edição, desta vez na França. Com a temática: “Se joga no Esporte” convidamos todos os públicos, de crianças a pessoas idosas para vivenciarem o esporte em suas diversas práticas e formas de apreciação. Aulas abertas e super especiais com equipamento semelhante a uma bota com molas. Atividade física que proporcionará resistência cardiovascular, equilíbrio, disposição e muita diversão. Venha conhecer.

Batalhas de Breaking – Classificatórias

Dia 3/2, sábado, das 14h às 16h Tenda Verão

Livre

Grátis – Sem retirada de ingressos.

O Breaking é uma das modalidades que fará a sua estreia na edição de 2024 na França, porém sua origem ocorreu na década de 70, com afro-americanos e latinos, em uma dança de rua que mistura arte e esporte advinda da cultura periférica.

Serão 12 B-boys e 12 B-girls a disputar em um formato olímpico, para preencher as 8 vagas das finais de cada modalidade. Os b- boys e as b-girls serão divididos em 4 grupos com 3 competidores cada, para batalhar entre si. Os 2 melhores colocados de cada grupo serão classificados para a fase eliminatória. Cada competidor irá disputar 2 vezes durante esta rodada. O ritmo é ditado pelo DJ, ao vivo, e os competidores não sabem exatamente o que irá tocar. Nada é coreografado. Criatividade, musicalidade, técnica, execução e originalidade são características presentes nesta modalidade e são estes alguns dos critérios de avaliação no sistema de julgamento olímpico.

Batalhas de Breaking – Finais

Dia 4/2, domingo, das 14h às 16h Tenda Verão

Livre

Grátis – Sem retirada de ingressos.

Nessa etapa 8 B-boys e 8 B-girls disputam em um formato “mata-mata” (eliminatório). Iniciaremos o dia com a disputa das quartas de finais, seguido das semifinais, disputa de terceiro lugar, final feminino e masculino, e cerimônia de premiação.

Baile Breaking: Bust a Jam

Dia 4/2, domingo, das 16h às 17h Tenda Verão

Livre

Grátis – Sem retirada de ingressos.

Bust a Jam é um Baile Breaking que ocorrerá após as batalhas finais da modalidade, trata-se de uma grande festa de integração com musicalidade, gestualidade, livre expressão corporal e muita alegria entre o(a)s participantes.

Idosos

Chica Chica Boom Chic: criação de adornos de cabeças e casquetes

com Coletivo Meiofio

Dias 2 e 9/2, sextas, das 15h às 17h Sala de Oficinas

Livre

Grátis – Inscrições no app Credencial Sesc SP e no site centralrelacionamento.sescsp.org.br.A partir da história da pequena notável Carmen Miranda e o estilista Alceu Penna, autor da coluna “meninas do Brasil” na revista “O cruzeiro” embalado por marchinhas, o público será convidado a criar adornos de cabeça e casquetes que contem histórias de vida e folia dos participantes. Meiofio é Ateliê e coletivo de arte-educação e cenografia têxtil com projetos realizados em mais de 30 cidades. Atuantes no movimento Yarn Bombing, bombardeio de fios, desde 2015 convidam os participantes dos encontros e oficinas a repensarem os espaços, relações de pertencimento e saberes tradicionais através do fazer e tecer manual.

Danças circulares: ritos e levezas

Com Denise Antunes

De 3 a 24/2, sábados, das 10h às 11h. Exceto dia 10/2 Dia 20/2, terça, das 16h30 às 17h30

Tenda Verão Livre

Aulas abertas de Danças Circulares, ou danças de roda, que propõem união entre as pessoas participantes. A junção das mãos e os olhos nos olhos trazem simbologias de cooperação, empatia, conexão e promoção de sensação de bem-estar e pertencimento. Uma proposta de integralidade corpo, mente e emoções: a vivência proporcionará contato com as danças circulares, instituída como um importante recurso grupal feito em roda realizada de mãos dadas, com passos ensinados na vivência, valendo-se de músicas tradicionais e contemporâneas que estimula a cooperação, novas aprendizagens e respeito às diversidades, fortalecendo o autodesenvolvimento, harmonização em grupo e senso de bem estar, contribuindo de maneira positiva para espaço de convivência e contato com a diversidade

Denise Castanho Antunes é Terapeuta Ocupacional, mestre em Gerontologia pela UNICAMP, especialista em Saúde Pública em Envelhecimento FSPUSP, especialista em preceptoria no SUS, coordenadora de equipe Centro Multiprofissional de Práticas Integrativas e Complementares da Saúde – EMPICS, no Município de Guarulhos/SP e focalizadora de Danças Circulares Sagradas há 19 anos.

Oficinas – Sustentabilidade

Refresco e molho de café

Dia 3/2, sábado, das 11h às 13h Centro de Educação Ambiental Livre

Grátis – Distribuição de senhas 30 minutos antes do início da atividade

Descubra os segredos culinários do café nesta oficina inspirada por um curso de café na Gastronomia. Maria José compartilhará suas experiências ao criar duas receitas únicas: um refresco inovador, e um molho salgado, perfeito para carnes ou como acompanhamento para torradas.

Durante a oficina, todos terão a oportunidade de acompanhar o passo a passo dessas delícias, explorando todo o processo, desde o cultivo até a torra do café, culminando com uma degustação do Café Sabores da Roça.

Maria José de Siqueira dos Santos, produtora rural, pedagoga e naturopata

Vanderlei Rafael dos Santos, chefe básico de cozinha pelo Senac, Mogi das Cruzes.

O Sítio São Manuel encontra-se na Estrada da Usina em Salesópolis. Os principais atrativos são uma cachoeira, pedra para rapel, plantação antiga de café adentro da mata, juçara, Cambuci, e grande variedade de ervas; tudo de maneira muito simples seguindo o aprendizado dos antepassados. O café Sabores da Roça é 100% orgânico, e seu cultivo segue a prática da agroecologia antiga onde a plantação é sob a mata e os frutos são colhidos de maneira natural com secagem ao sol, lavagem e torragem com procedimento manual.

Clube da horta

com Ciclos Agroecologia

Dias 3/2, 17/2, 2/3, 16/3, 30/3, 13/4, sábados, das 14h às 16h30 Centro de Educação Ambiental

Livre – Grátis – Distribuição de senhas 30 minutos antes do início da atividade.

O Clube da Horta é um ciclo de encontros quinzenais, nos quais os participantes acompanharão todos os processos envolvidos na produção de hortaliças – desde o planejamento, o preparo de canteiros, a adubação, o plantio e a manutenção até a colheita.

Eu, Nós, Natureza

Com Coletivo Mardemim De 4 a 25/2, domingos, das 10h às 12h. Exceto dia 11/2

Centro de Educação Ambiental Livre – Autoclassificação

Grátis – Distribuição de senhas 30 minutos antes do início da atividade.

Corpo – mundo

Com Coletivo Mardemim

Dia 4/2, domingo, das 14h às 16h Centro de Educação Ambiental Livre – Autoclassificação

Grátis – Distribuição de senhas 30 minutos antes do início da atividade.

Circo

O Livro do Mundo Inteiro (Edição especial: Histórias de Carnaval)

com Trupe DuNavô

Dia 3/2, sábado, das 16h às 16h40 Tenda

LivreGrátis – Sem retirada de ingressos.

Uma Trupe de palhaços vem para mostrar que carnaval bom é aquele que nos enche de histórias e lembranças e não há nada melhor do que poder revisitar nossas alegrias de festança, para isso os palhaços convidam a plateia para contar, criar e reviver histórias de carnaval em uma aventura literária e teatral, onde o público dá uma ideia e a trupe as recria em cena nesse clima de carnaval.

As Histórias de Carnaval da Trupe DuNavô incorpora o clima festivo e nostálgico do Carnaval, adaptando-se a diferentes contextos, seja como intervenção cultural ou formato teatral clássico. Além de entreter, o espetáculo estimula a criatividade, proporcionando uma experiência única para o público. A relação entre a improvisação teatral e a escrita criativa é enriquecedora, estimulando a criatividade, promovendo a memória afetiva do Carnaval e cativando a imaginação do público.

Os palhaços desafiam o público a criar uma narrativa coletiva inspirada por um grande Livro, começando com a escuta atenta e convidando todos a participar. A utilização da máscara de palhaço permite transitar do cômico ao sensível, promovendo encontros autênticos e a criação conjunta de histórias a partir de experiências carnavalescas. Cenário e Dia

Serviço

  • Sesc Mogi das Cruzes
  • Endereço: Rua Rogerio Tácola, 118, Bairro do Socorro, Mogi das Cruzes, SP
  • Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 13h às 22h ; Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: