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Procon realiza mutirão online para renegociação de dívidas; veja como participar



Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado na próxima segunda-feira (15), a Associação Brasileira de Procons (PROCONSBRASIL) e a Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN) realizarão o “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas“.



A ação dos órgãos de defesa do consumidor em todo o Brasil, que acontecerá de 15 a 31 de março, exclusivamente pela internet, tem o objetivo de reestabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas. A FEBRABAN firmou compromisso com as instituições financeiras para que participem do mutirão e busquem viabilizar condições favoráveis ao pagamento dos débitos



Para participar o consumidor deve fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br, quando receberá um login e senha. Deve acessar a seção Minha Área, clicar em “Nova reclamação” e depois procurar a instituição financeira com a qual deseja negociar. Em seguida, irá fazer relato do seu problema, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos, de preferência com uma proposta de parcela. 



O consumidor precisa informar qual dívida será renegociada e todas as informações necessárias, como número da conta bancária, número de contrato e outros dados para que o banco possa localizar o caso com mais facilidade e fazer uma proposta. A plataforma permite que documentos sejam anexados ao pedido de renegociação. 



É imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato para permitir o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.

Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 15 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. Após este período, o consumidor passa a ter o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa.

Mogi das Cruzes

Os consumidores de Mogi das Cruzes podem entrar em contato o Procon da cidade para orientações sobre o uso da plataforma pelo telefone 4798-5090 e pelo e-mail atendimento.procon@pmmc.com.br. “Com a restrição de circulação em razão da pandemia, o mutirão pela internet é um incentivo para que os consumidores evitem o superendividamento e a perda de crédito. Com a adesão dos bancos, o consumidor poderá ter boas oportunidades”, observou a coordenadora da unidade, Fabiana Bava.  

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