Categorias
MOGI DAS CRUZES

Procon de Mogi orienta comerciantes e consumidores sobre venda e compra de ovos de Páscoa



O Procon de Mogi das Cruzes informou que, nesta semana, fiscais estão visitando estabelecimentos para orientar o comércio sobre a venda de chocolates e ovos de Páscoa. O objetivo, segundo o órgão, é garantir a compra tranquila dos consumidores, evitando erros de informação, denúncias ou autuações.



Entre as orientações prestadas aos comércios está a afixação do preço à vista próximo aos ovos e outros produtos típicos da Páscoa. No caso de utilização de tabelas de referência, a identificação deve ser fácil, especialmente em relação ao peso e ao valor unitário, até mesmo nas promoções de venda de mais unidades por preço fechado, permitindo ao consumidor comparar os valores do kit e da unidade.



A Associação Brasileira de Supermercados apontou uma alta de 13% a 15% nos preços dos ovos de Páscoa para 2024, comparado ao ano passado.



De acordo com o Procon de Mogi das Cruzes, antes da compra, os consumidores devem fazer uma pesquisa, comparando o mesmo produto em diferentes lojas e verificando o melhor preço em relação ao peso do produto.



Outra dica é conferir a tabela nutricional: quando o açúcar aparece em primeiro lugar na ordem dos itens indica que o produto tem menos cacau, e mais gordura e, portanto, a qualidade nutricional é inferior.

Ainda segundo o Procon, na compra dos ovos caseiros, o consumidor tem direito de provar o chocolate utilizado, além disso, o produto deve ter a indicação da data de fabricação e prazo de validade, especialmente para os ovos recheados com durabilidade de alguns dias. O produto também deve estar corretamente embalado.

Ovos que contêm brinquedos devem possuir o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), comprovando a qualidade e indicando a idade recomendada para cada tipo de brinquedo.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: