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Procon de Mogi notifica lotéricas sobre identificação de fornecedores em boletos

O Procon da Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que notificou 29 lotéricas da cidade para que redobrem seus cuidados ao identificarem fornecedores no momento do pagamento de boletos. O órgão recebeu diversas reclamações de clientes que efetuaram os pagamentos e estão sendo cobrados, uma vez que os valores acabaram sendo pagos a terceiros.

“Além da responsabilidade dos bancos, financeiras e empresas em garantir uma forma de pagamento segura ao consumidor, bem como, a obrigação de verificação pelo devedor de dados elementares do boleto, não se pode excluir a responsabilidade das lotéricas em averiguar se o pagamento está sendo feito realmente para o fornecedor pretendido pelo consumidor”, afirmou a coordenadora do Procon, Fabiana Bava.

A orientação do órgão é para que os consumidores e também as lotéricas verifiquem os dados de cada boleto antes de confirmar o pagamento para evitar fraudes. As principais informações que os consumidores devem observar nos boletos são a indicação do banco, o beneficiário pelo pagamento, a conta indicada tem que constar na linha digitável (código) e o valor do boleto.

Confira abaixo mais orientações do Procon de Mogi para pagamentos de boletos:

  • Observe todos os campos-chave do boleto.
  • Nunca pague nada com pressa, pois, assim, algumas evidências de adulteração podem passar despercebidas.
  • Confirme seus dados pessoais e se estiver pagando para outra pessoa, como familiares ou amigos, peça para que ela confirme o nome, o CPF e o endereço.
  • Verifique também os dados do vendedor. Você lembra se realmente realizou uma compra nessa loja? Você possui algum vínculo de negócio com o estabelecimento que consta como “beneficiário”? Em caso de dúvidas, procure no Google o CNPJ da empresa e confirme o nome (razão social).
  • Caso desconfie de algum boleto ou fatura impressos e entregues pelo correio, entre em contato com a empresa para confirmar a autenticidade e o envio do documento.
  • Leia todo o boleto. Documentos forjados podem apresentar erros de ortografia e diferenças de formatação.
  • Tente fazer a leitura do código de barras pela câmera do celular ou no leitor do caixa eletrônico. Geralmente, os boletos adulterados não permitem a leitura do código e, ao digitar manualmente a numeração, você tem mais chances de cair num golpe.
  • No momento do pagamento, seja pelo app ou pelo site, o seu banco irá exibir o beneficiário do boleto. Caso apareça um nome que você não conhece, diferente da origem da cobrança que recebeu, não pague e comunique ao seu banco a diferença. Se possível, compare com boletos anteriores que já tenha pago do mesmo emissor.
  • Ao realizar o pagamento por meio de lotéricas, peça para o atendente antes de efetivar o pagamento conferir o beneficiário e informar, depois verifique o comprovante.

Para mais informações, o consumidor pode entrar em contato pelo 4798-5090, ou pelo e-mail atendimento.procon@pmmc.com.br. Para o atendimento presencial, deve ser feito o agendamento pelo e-mail agendamentopac@pmmc.com.br.

Essa notícia foi atualizada em 21 de julho de 2021 17:34

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