O Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes inicia, na próxima segunda-feira (19), o oferecimento de Profilaxia Pré-Exposição Sexual (PrEP), medicamento antirretroviral prescrito a pessoas em situação de vulnerabilidade e que tenham práticas de maior risco para infecção pelo HIV.
Entre os pacientes para os quais os médicos costumam prescrever PrEP estão: casais sorodiferentes que, por repetidas vezes, têm relações sexuais sem uso de preservativo, que têm usado a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) repetidamente ou que apresentem infecções sexualmente transmissíveis (IST).
O atendimento será realizado exclusivamente na UAPS 2 (Unidade de Atenção aos Programas de Saúde), que fica na rua Fausta Duarte de Araújo, 412, no Centro de Mogi das Cruzes. Será possível comparecer de segunda a sexta-feira, das 8 às 15h, sem necessidade de agendamento prévio.
“Nossa equipe do Programa Municipal de DST/Aids é altamente capacitada e está apta para orientar as pessoas que tiveram dúvidas, sempre com total sigilo”, explica a diretora de Rede Básica, Rebeca Barufi, lembrando que a prescrição do medicamento depende da realização de alguns exames.
O oferecimento da PrEP por parte do município foi indicado ao secretário de saúde, Francisco Bezerra, pelo vereador Caio Cunha (PV) e pelo produtor Thiago Batalha no último mês de maio.
Saiba mais sobre a PrEP
A PrEP é uma combinação de dois medicamentos (tenofovir e entricitabina) em um único comprimido, que impede que o HIV se estabeleça e se espalhe pelo corpo. Não previne, no entanto, outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), por isso deve ser combinada com outras formas de prevenção, como o uso do preservativo. Além disso, não previne a gravidez e não garante 100% de proteção contra o HIV, tal como qualquer outro método.