Categorias
ALTO TIETÊ

Prefeitura de Suzano abre inscrições para educação infantil



A Secretaria Municipal de Educação de Suzano inicia nesta quarta-feira (25) o processo de inscrições antecipadas para a Educação Infantil. O objetivo é identificar a demanda de novos alunos ingressantes na rede por meio da análise de intenção de matrícula das crianças de zero a cinco anos de idade para o ano letivo de 2022. Os interessados devem acessar a plataforma on-line www.sme.suzano.sp.gov.br até o dia 26 de setembro.



Para realizar a inscrição, basta o pai ou responsável acessar o link mencionado e selecionar o ícone referente ao serviço, para em seguida iniciar o processo fornecendo todos os documentos necessários no formato PDF ou imagem (.jpeg). Entre os itens obrigatórios a serem anexados estão o RG e/ou Certidão de Nascimento da criança inscrita e o comprovante de residência recente no nome dos pais ou responsável legal. 



Também é necessário apresentar um comprovante de trabalho da mãe ou, havendo, do único responsável pela criança. No caso de autônomo, um documento de próprio punho informando a renda poderá ser encaminhado. O objetivo nesta etapa é garantir a análise conforme critérios de prioridade.



O processo assegura pontuações específicas, a fim de contemplar as crianças que apresentam maior grau de vulnerabilidade no município, constituindo assim uma política social de mais inclusão e igualdade. Todos os critérios estarão disponíveis para consulta na própria plataforma on-line, sendo considerados prioritários os alunos integrantes de famílias acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e/ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ou beneficiárias de programas sociais, por exemplo.



De acordo com o chefe da pasta, Leandro Bassini, a iniciativa é importante para o planejamento da secretaria no próximo ano letivo. “O interesse pela inscrição nos dá uma margem sobre a demanda de novos alunos ingressantes na rede, com idades de zero a cinco anos, sendo que a maioria das crianças nessa idade estão frequentando o ambiente escolar pela primeira vez. Diante da pandemia, seguimos com uma série de protocolos indispensáveis para o devido acompanhamento dos alunos”, disse.

Vale lembrar que as famílias que não têm acesso à internet poderão buscar atendimento junto a uma das unidades municipais de ensino. A expectativa é de que em breve a pasta também inicie processo semelhante para o Ensino Fundamental e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP