MOGI DAS CRUZES

Prefeitura de Mogi instalará sensores para combater furtos de fios na Avenida das Orquídeas

A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou nesta terça-feira (17) que instalará sensores em toda a rede elétrica existente na Avenida das Orquídeas, com o objetivo de prevenir furtos de cabos elétricos – desde que foi inaugurada, em 13 de julho deste ano, a avenida já foi alvo de pelo menos três grandes ocorrências do tipo, que deixaram a via às escuras, mesmo possuindo fiação subterrânea.

Ainda segundo a administração municipal, o sistema já foi utilizado com sucesso no combate a furtos de fios telefônicos na zona rural, em conjunto com a Polícia Militar (PM/SP), e resultou na diminuição de até 60% dos casos do tipo.

O secretário municipal de Obras, Thiago Takeuchi, afirmou que a reposição da fiação é complexa e, durante esse processo, a via fica sem iluminação: “Trabalhamos com a maior velocidade possível, mas é um sistema que atende toda uma avenida, não é algo simples de ser realizado, envolve equipes técnicas especializadas”, disse ele.

Além dos fios da rede elétrica, ladrões já chegaram a furtar peças e danificar os transformadores que alimentam a região, o que exige a participação da EDP São Paulo.

O secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, afirma que o sistema de sensores é o mais adequado para tentar prevenir ocorrências deste tipo. Coronel da PM, Sales comandou o 17º Batalhão da PM e lembra que a implantação desse sistema contribuiu para a redução dos casos de furto, além de aumentar o índice de flagrantes e prisões dos responsáveis. “Principalmente na área rural, esse sistema funcionou bem. Assim que ocorre o corte da fiação, o sensor envia um alarme e uma equipe é enviada ao local. Como os ladrões geralmente levam algum tempo para enrolar os fios, muitas vezes a polícia conseguia chegar a tempo e prender os ladrões. Houve uma redução de 60% de casos dessa natureza. Evidentemente, os sensores não vão acabar com o problema, mas sim colaborar para melhorar a fiscalização. A solução definitiva passa pela consciência e pelo respeito ao patrimônio público, que é de todos”, disse o secretário.

O ouvidor geral e chefe de gabinete, Romildo de Pinho Campello, afirmou que os próximos passos da Prefeitura são a abertura de uma licitação para a aquisição do sistema. “A Avenida das Orquídeas é uma conquista da cidade, um novo eixo de mobilidade e estamos trabalhando para garantir a segurança dos motoristas e pedestres que a utilizam, apesar dos recorrentes casos de furtos. Vamos utilizar a tecnologia para tentar minimizar essas ocorrências”, completou ele.

Vale lembrar que denúncias sobre furtos de cabos elétricos podem ser feitas pelo telefone 153, da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes, que funciona 24 horas por dia.

Essa notícia foi atualizada em 17 de dezembro de 2019 22:34

Compartilhar

O portal Notícias de Mogi utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade

Leia mais