Categorias
MOGI DAS CRUZES

Prefeitura de Mogi das Cruzes anuncia mudanças nas linhas de ônibus municipais



A Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou nesta quarta-feira (9), por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, novidades com relação às linhas de ônibus municipais. A intenção principal, segundo a pasta, é reduzir o número de ônibus na região central e, assim, otimizar o fluxo em toda a cidade.



Em entrevista coletiva concedida nesta tarde, a secretária de mobilidade urbana de Mogi das Cruzes, Cristiane Ayres, afirmou que é necessário modernizar o desenho das linhas de transporte público. “Todo mundo sabe que o nosso sistema de transporte é antigo e obsoleto. Foi ruim o tempo todo? Não. O trânsito é dinâmico, a mobilidade cresceu, o número de veículos aumentou, as demandas são diferentes, ou seja, o transporte, hoje, da forma como está apresentado na cidade, não atende mais as necessidades da população”, disse ela.



Na prática, alguns itinerários que passam pelo centro serão remanejados e os pontos finais das linhas estarão no terminal mais próximo ao bairro. O objetivo é reduzir o impacto do trânsito intenso sobre a circulação dos coletivos, além de traçar um trajeto menor a ser percorrido pela linha. A previsão da administração municipal é de um ganho de até 40 minutos nos trajetos.



A implantação do novo sistema, entretanto, será feita gradativamente, começando com um projeto-piloto que vai abranger, a princípio, os distritos de Biritiba Ussu e Cocuera, a partir de abril. “Em um projeto-piloto você consegue fazer todos os ajustes necessários. Nós não vamos criar toda uma estrutura, para a cidade inteira, para depois entender que algumas coisas precisariam de ajustes. Então a gente colocou esses dois distritos como projeto-piloto”, explicou a secretária, acrescentando em seguida: “De Biritiba Ussu, hoje, as pessoas vão todas para o Terminal Estudantes e, de Cocuera, elas vão todas para o Terminal Central”.



Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, com as mudanças, Cocuera e região deve ter um aumento de 92 para 110 viagens por dia, ao passo que, em Biritiba Ussu e Manoel Ferreira, o aumento deve ser de 42 para 51 viagens por dia.

Linhas circulares e expressa

Uma das principais novidades do projeto é a criação de quatro linhas circulares que farão a ligação entre o Terminal Central e o Terminal Estudantes, conforme a imagem e descrições a seguir:

Reprodução/PMMC
  • Linha Expressa: Identificados com a cor laranja, os ônibus dessa linha serão a melhor opção para quem quer ir de um terminal a outro, pois não terão paradas no meio do caminho. Além disso, haverá partidas com intervalos curtos, em um sistema semelhante ao do Metrô.
  • Circular Saúde: Identificada com a cor azul, essa linha vai passar exclusivamente por locais de atendimento médico, como o Hospital Luzia de Pinho Melo, o Pró-Hiper e o Pró-Mulher.
  • Circular Centro e Circular Centro via Rua Ipiranga: Os ônibus dessas linhas serão a melhor escolha para os passageiros que querem ir ao centro da cidade, uma vez que farão paradas nos principais pontos de ônibus na região central.

Novo cartão

A secretária de Mobilidade Urbana de Mogi das Cruzes, Cristiane Ayres, afirmou também que será criado um novo cartão para o transporte coletivo na cidade. Segundo ela, com o “Pronto!”, os passageiros poderão fazer integração gratuita com qualquer linha, no prazo de 1h30. A integração também poderá ser feita com as linhas da mesma região, ao contrário do que é hoje.

A princípio, o cartão será disponibilizado somente para usuários das linhas participantes do projeto-piloto. Para as demais, a regra permanece a mesma.

Clique aqui e confira as últimas notícias de Mogi das Cruzes

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: