Categorias
ALTO TIETÊ

Maioria das cidades do Alto Tietê acompanha Estado e dispensa uso de máscara em locais abertos



Oito dos dez municípios da região do Alto Tietê preparam decretos para liberação do uso de máscaras em locais públicos abertos, acompanhando a decisão anunciada nesta quarta-feira (9) pelo Governo do Estado. As informações são do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê).



Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel e Suzano devem oficializar a flexibilização nos próximos dias. Já em Arujá e Salesópolis, a medida segue em estudo, segundo o Condemat.



De acordo com o decreto estadual, o uso da proteção contra a Covid-19 continua obrigatório no transporte público e em todos os ambientes fechados de acesso público, como salas de aula, comércios e escritórios. Em locais como vias públicas, parques, ambientes escolares abertos, shows e eventos ao ar livre o uso é opcional.



Apesar da diretiva do Estado, cada município possui autonomia para adotar sua conduta de acordo com suas particularidades. Ainda segundo o Condemat, no caso de Mogi das Cruzes, o uso de máscara em equipamentos esportivos e culturais públicos de ambiente fechado será facultativo mediante apresentação de comprovante de vacinação. Já em Suzano, o acessório de proteção continua a ser obrigatório em todos os espaços escolares.



A queda nos índices da pandemia e o avanço na imunização embasaram a decisão das Prefeituras. Nos últimos 14 dias a região registrou queda de 65,9% no número de novos casos da doença e 54,2% nos óbitos com relação aos 14 dias anteriores. Já a taxa de ocupação de leitos na região atual é de 12,6% na UTI e 19,8% na Enfermaria.

As regras de cada município devem ser divulgadas em decretos municipais que serão editados nos próximos dias.

Clique aqui e confira mais notícias do Alto Tietê

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: