A Prefeitura de Itaquaquecetuba promoveu, na terça-feira (30), uma reunião com representantes de empresas e operadoras que fornecem serviços de tv e internet na cidade para criar mecanismos de descarte correto de cabeamentos e fiações.
De acordo com a administração municipal, o encontro, que ocorreu na Câmara Municipal e contou com a participação de cerca de 30 empresas, teve por objetivo garantir que distribuidoras de serviços de telecomunicações cumpram com a obrigação de recolher esse material inutilizado.
No modelo de audiência pública, representantes das operadoras sugeriram soluções em conjunto para criar mecanismos de descarte e também tiraram dúvidas com os órgãos de fiscalização, como a Guarda Civil Municipal (GCM), a Guarda Ambiental e o Procon.
“Estamos enfrentando um grande problema, que é a quantidade de fios jogados nas calçadas em toda a cidade. Paralelo a isso, inauguramos uma série de ecopontos e desenvolvemos campanhas contra o descarte irregular de lixo, então é o momento das empresas se responsabilizarem pelos materiais e fazerem o descarte correto. Não queremos penalizar ninguém, mas é preciso que medidas sejam tomadas”, disse o prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues.
Ao longo da conversa, as partes concordaram na elaboração de um grupo especial para tratar o assunto e, de maneira dinâmica, apresentarem soluções para denúncias e ocorrências que envolvam cabeamentos descartados indevidamente ou que estejam nas calçadas.
“Itaquá é uma cidade amiga do meio ambiente. Não vamos tolerar que com todo o esforço da administração em coibir o descarte irregular, empresas sigam com procedimentos que vão contra o meio ambiente e prejudicam a cidade. Tenho certeza que sairão boas soluções a partir desse encontro”, completou a secretária de Meio Ambiente e Saneamento, Yasmim Zampieri.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: