Prefeitos do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) estiveram reunidos, no final da tarde de quinta-feira (25), com o secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, para solicitar o retorno prioritário das linhas intermunicipais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) que faziam a ligação das cidades da região com a capital paulista.
Os prefeitos de Guararema, Adriano Leite, e de Poá, Gian Lopes, argumentaram com o secretário que, desde o final de maio, quando a mudança foi implantada, milhares de usuários de ônibus enfrentam transtornos no deslocamento para o trabalho. Isto porque 10 linhas que partiam das cidades de Poá, Ferraz de Vasconcelos e Guarulhos para pontos distintos de São Paulo foram interrompidas.
“Essa mudança obriga os usuários a utilizarem mais de duas conduções para chegar ao destino, ocasionando maior tempo de viagem e, principalmente, gastos a mais porque as nossas cidades não possuem integração tarifária com o sistema de trens”, explicou o presidente Adriano Leite.
O secretário Baldy disse que as linhas foram interrompidas em decorrência de uma portaria da cidade de São Paulo, que impede a circulação de ônibus intermunicipais no seu território. Entretanto, segundo o Condemat, ele se mostrou sensível ao problema do Alto Tietê e adiantou que avaliará possíveis alternativas.
“Esperamos uma solução o quanto antes porque são muitos usuários do Alto Tietê prejudicados, sem contar os de outras regiões da Grande São Paulo onde também teve interrupção das linhas que faziam a conexão com a Capital”, afirmou o prefeito Gian Lopes.
A audiência do Condemat com o secretário Baldy foi articulada pelo deputado estadual André do Prado, coordenador da Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê. Ele reforçou o apelo para retomada das linhas da EMTU. “É essencial a volta dos itinerários para atender a população do Alto Tietê”, disse o deputado.
Na reunião foram tratados também outros assuntos relacionados ao transporte público no Alto Tietê, entre eles, investimentos na melhoria das estações de trem (CPTM) da linha 12-Safira, em Itaquaquecetuba.