Categorias
MOGI DAS CRUZES

Prefeito, vice-prefeita e vereadores são empossados na Câmara de Mogi das Cruzes



Na tarde de sexta-feira (01), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes realizou sessão solene de instalação, onde tomaram posse, no Legislativo, os vereadores eleitos para a 18ª legislatura (2021-2024), além do prefeito Caio Cunha (PODE) e da vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler. Conforme o Regulamento Interno da Casa, a sessão foi presidida pelo vereador mais votado, Marcelo Brás do Sacolão (PSDB), e secretariada pela vereadora Fernanda Moreno (MDB).



Ainda fizeram parte da Mesa da sessão de Instalação o bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini, o pastor da Igreja Adoração e Vida, Márcio Betini Maldonado Filho, o ex-prefeito Marcus Melo (PSDB) e a primeira dama Simone Margenet Cunha.



Além de Marcelo Brás do Sacolão, ainda foram empossados os vereadores Bi Gêmeos (PSD), Clodoaldo de Moraes (PL), Dr. Carlos Lucarefski (PV), Edinho do Salão (MDB), Edson Santos (PSD), Fernanda Moreno (MDB), Francimário Vieira Farofa (PL), Iduigues Martins (PT), Inês Paz (PSOL), John Ross (Podemos), Juliano Botelho (PSB), Malu Fernandes (Solidariedade), Marcos Furlan (DEM), Maurinho do Despachante (PSDB), Mauro do Salão (PL), Osvaldo Silva (Republicanos), Otto Rezende (PSD), Pedro Komura (PSDB), Policial Maurino (Podemos), Prof. Eduardo Ota (Podemos), Vitor Emori (PL) e Zé Luiz (PSDB)



Emocionado, o prefeito Caio Cunha fez um agradecimento especial a seus familiares e a sua vice-prefeita, Priscila e falou sobre a importância da Câmara Municipal em sua trajetória política. “Essa Casa foi muito importante para mim, cheguei aqui cheio de medos e desafios e hoje eu vejo mais de 70% da Câmara renovada e vejo que está dando certo”.



Caio Cunha (Foto: CMMC)

A vice-prefeita, Priscila Yamagami também usou a tribuna para fazer seu discurso, onde falou sobre como e com quais valores atuará no novo governo. “Com amor esperança, bondade, ética, justiça e vontade legítima, que serão dedicados a cada mogiano e mogiana que depositou sua confiança e esperança em nosso projeto de cidade”, ressaltou.

O ex-prefeito Marcus Melo (PSDB) também participou da Solenidade e pediu que os novos gestores mantenham a cidade no caminho da evolução. “Neste momento em que transmito o cargo para o escolhido do povo mogiano, o que me inspira é a certeza de um tempo construído com mudanças em todas as áreas”, afirmou.

Durante a sessão de instalação cada um dos partidos com representatividade na Câmara pôde usar a tribuna para discursar. O vereador Pedro Komura, em nome do Partido da Social Democracia Brasileira, parlamentar mais antigo no Legislativo, desejou sucesso ao novo governo e aos vereadores eleitos. “Gostaria de desejar ao prefeito eleito uma ótima gestão nos próximos quatro anos. É o que a cidade deseja. E aos meus colegas que estão chegando, quero dizer que temos um desafio muito grande nos próximos quatro anos”.

Representando o Partido Liberal, o vereador Clodoaldo de Moraes, colocou o partido à disposição para apoiar projetos que tragam melhorias à cidade. “Pode ter certeza que o que o senho trouxer de proposta para melhorar a nossa cidade terá o apoio do Partido Liberal”.

O vereador Edson Santos, representante do Partido Social Democrático, desejou sorte ao prefeito e vereadores eleitos. “Boa sorte ao prefeito Caio Cunha e ex-prefeito Marcus Melo e boa sorte a cada vereador que está aqui hoje. Nós temos uma responsabilidade muito grande que é ajudar a conduzir Mogi das Cruzes.

Representante do Podemos, e do Movimento Democrático Brasileiro o professor Eduardo Ota e Fernanda Moreno, respectivamente, pediram união. “Que a gente possa colocar em prática, tudo que vemos na teoria. Essa união em prol da nossa cidade, que a gente possa ajudar o prefeito a fazer uma cidade melhor”, afirmou Ota.

“Que possamos construir juntos uma política do bem que Mogi precisa. O nosso partido, a partir de agora, é Mogi das Cruzes”, complementou Moreno.

Pelo Partido Verde, falou o vereador Carlo Lucarefski falou sobre a posição que tomará no Legislativo. “Volto mais forte, mais experiente e com muito mais vontade de trabalhar. O PV não será oposição nem situação. Terei uma posição crítica e independente nesta Casa”, disse.

Reeleito, o vereador Iduigues Martins, do Partido dos Trabalhadores, comemorou o aumento da representatividade negra e feminina no Legislativo e falou sobre a vontade de mudança da cidade. “Tivemos crescimento no número de negros, de mulheres e de parlamentares jovens. Muito importante. A Sociedade deu um recado, ao aumentar a bancada feminina, o número de negros e renovar a Casa em mais de 70%. A sociedade votou pela mudança da Câmara Municipal. Temos que ter sensibilidade para entender esse recado”, afirmou.

A vereadora Inês Paz, representante do Partido Socialismo e Liberdade falou sobre a crise econômica e de Saúde. ”Com a crise econômica e pandêmica eu vejo duas maneiras de enfrentar. Uma delas é a continuidade de um projeto que joga toda responsabilidade dessa crise nas costas dos trabalhadores e trabalhadoras e a outra, a que nós partilhamos, é aquela que tem inverte prioridades e investe nos bairros periféricos e que dá atendimentos às mulheres, à comunidade LGBT, à juventude e aos negros e negras para que eles não continuem pagando essa crise que não é deles”.

Cerimônia de posse (Foto: CMMC)

O Democratas foi representado pelo vereador reeleito Marcos Furlan, que falou sobre a atuação do partido na cidade. “Iremos trabalhar por uma Mogi das Cruzes cada vez melhor. O DEM vai estar trabalhando para os bons projetos da nossa cidade. Queremos que Mogi cresça, avante e que continue sendo exemplo para as outras cidades do nosso Brasil”.

A vereadora mais jovem da Legislatura, Malu Fernandes, representante do Solidariedade, falou um pouco sobre sua trajetória pessoal e política. “Nunca foi óbvio para mim me imaginar um dia, aluna de escola pública, sendo empossada como uma jovem vereadora. Mas costumo dizer que a partir das oportunidades que tive, isso passou a ser um sonho. É e por entender a importância das oportunidades que estou aqui nesta tarde”.

O vereador Osvaldo Silva, do Republicanos, reiterou suas obrigações como vereador. “Comprometo-me publicamente a honrar o compromisso de representar cada cidadão com transparência e dignidade. Tenho convicção que estaremos Juntos com essa luta pelos mogianos”, ressaltou.

Por fim, o vereador Juliano Botelho, do Partido Socialista Brasileiro, escolheu um versículo da Bíblia para simbolizar o momento: “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes”, citou.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: