O novo prefeito de Suzano, Pedro Ishi, e seu vice, Said Raful, foram empossados nesta quarta-feira (1) para o mandato 2025-2028 à frente da administração municipal. A dupla conquistou a maior vitória da história de Suzano no pleito passado, com 124.366 votos (80,29%).
A cerimônia de posse foi presidida pelo vereador Leandro Alves de Faria, o Leandrinho, e que teve como 1° secretário o vereador Max Eleno Benedito, o Max do Futebol, e como 2° secretário o vereador Denis Claudio da Silva, o Filho do Pedrinho do Mercado. Além de Pedro Ishi, Said Raful e dos vereadores empossados, estiveram presentes a nova primeira-dama Déborah Raffoul; além do agora ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi e a ex-primeira-dama Larissa Ashiuchi.
O público presente entoou o Hino Nacional Brasileiro e, em seguida, o Hino de Suzano. Depois, os vereadores fizeram o juramento e prometeram exercer o mandato dentro das linhas da Constituição Federal, seguidos pelo prefeito Pedro Ishi e pelo vice Said Raful, que também assinaram o Termo de Posse para os respectivos cargos. O evento prosseguiu com a realização da eleição da mesa diretiva da Câmara e com os discursos das autoridades.
Em sua primeira fala, o prefeito Pedro Ishi agradeceu a população e enalteceu a gestão que deixou a prefeitura. “Nosso mandato será de muito trabalho e responsabilidade com a máquina pública, com olhar para as famílias que mais precisam e com transparência. Agradeço ao Rodrigo pela oportunidade e por ter me escolhido. Ele tem mais de 93% de aprovação na cidade e acredito que vai ser difícil ver um número deste tamanho na região. Juntos somos capazes de construir uma cidade que sonhamos. Não tenho dúvida de que Deus vai guiar nossa gestão e a de cada vereador aqui. Vamos construir um grande legado durante esses quatro anos. Podem esperar muito trabalho da gente”, disse ele.
Agora ex-prefeito e novo secretário do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Rodrigo Ashiuchi relembrou as dificuldades enfrentadas no início da gestão e as entregas que realizou. “Hoje, ao entrar aqui, passa um filme na minha cabeça. Neste mesmo horário, há oito anos, assumi o maior desafio da minha vida. Pegamos uma cidade endividada, com obras inacabadas e com muita gente querendo ir embora. Eu era um rapaz recém-casado, de 36 anos, que tinha um grande desafio”, iniciou. “Suzano não é perfeita, mas a cidade está muito melhor. Quero deixar para os vereadores novos e reeleitos, ao Pedro e ao Said a essência da política. Não é apenas a obra, mas sim o significado dela na vida das pessoas. Trouxemos nesses anos todos mais dignidade. Que nosso governo continue no coração de todos os suzanenses”, acrescentou Ashiuchi.
Secretariado
A equipe que vai compor o primeiro escalão do governo de Pedro Ishi e Said Raful já está definida, com a manutenção da maior parte do secretariado de Rodrigo Ashiuchi. “São pessoas de extrema confiança nossa, muito competentes e preparadas para mantermos juntos o crescimento da nossa cidade e o atendimento às principais necessidades da população. Estou muito satisfeito com todos os nomes que vão compor nosso governo a partir de agora”, avaliou Pedro Ishi.
No total, a nova gestão terá apenas sete novos nomes (confira a lista a seguir). Todos estiveram presentes na cerimônia de posse desta quarta-feira.
- Administração: Cintia Lira;
- Assistência e Desenvolvimento Social: Geraldo Garippo;
- Comunicação Pública: Paulo Pavione;
- Cultura: José Spitti;
- Esportes e Lazer: Arnaldo Marin Junior, o Nardinho;
- Gabinete: Afrânio Evaristo da Silva;
- Governo: Alex Santos;
- Manutenção e Serviços Urbanos: Samuel Oliveira;
- Planejamento e Finanças: Itamar Viana;
- Planejamento Urbano e Habitação: Elvis Vieira;
- Saúde: Diego Ferreira;
- Transporte e Mobilidade Urbana: Claudinei Galo.
- Assuntos Jurídicos: Renato Ferraris;
- Controladoria Geral do Município: César Braga;
- Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego: Mauro Vaz;
- Educação: Renata Priscila;
- Meio Ambiente: André Chiang (vereador licenciado);
- Segurança Cidadã: Francisco Balbino;
- Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae): Denis Watanabe;
- Fundo Social de Solidariedade: Déborah Raffoul.
Câmara
A cerimônia de posse também contou com a eleição da mesa diretiva do Legislativo suzanense para os anos de 2025 e 2026. O vereador Artur Takayama recebeu 18 votos (de 19 possíveis) e é o novo presidente. Ele terá como vice-presidente o vereador Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; como 1º secretário, André Marcos de Abreu, o Pacola; como 2º secretário, Rogério Castilho; e como 3º secretário, Max Eleno Benedito, o Max do Futebol, todos eleitos por unanimidade.
Os 19 vereadores presentes e empossados na cerimônia são os seguintes:
- Adilson de Lima Franco, o Adilson Horse;
- André Chiang;
- André Dias Dourado, o André Dourado;
- André Marcos de Abreu, o Pacola;
- Artur Takayama;
- Benedito dos Santos Moraes, o Inhame;
- Denis Claudio da Silva, o Denis Filho Pedrinho Mercado;
- Dirceu Carlos Da Silva, o Dirceu Filho Carlão da Limpeza;
- Givaldo Freitas dos Santos, o Baiano da Saúde;
- Jaime Siunte;
- João Batista Nogueira De Azevedo, o João Sabugo;
- José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira;
- Josias Ferreira Silva, o Josias Mineiro;
- Leandro Alves de Faria, o Leandrinho;
- Marcos Antonio dos Santos, o Maizena;
- Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG;
- Marcio Alexandre de Souza, o Marcio Malt;
- Max Eleno Benedito, o Max do Futebol;
- Rogerio Aparecido Castilho;