Categorias
BRASIL

Precisando consultar ou aumentar o score do seu CPF? Veja dicas da Serasa



Muitas pessoas que estão em busca da aprovação de um financiamento, empréstimo ou cartão de crédito procuram informações sobre como aumentar o score de crédito, pontuação utilizada pela Serasa para identificar o risco de inadimplência de cada consumidor.



Um score pode variar de 0 a 1.000 pontos, sendo que um consumidor que tem até 300 pontos apresenta alto risco de inadimplência; já entre 300 e 700, o risco é médio; acima de 700 pontos, o risco de inadimplência é considerado muito baixo.



Isto significa que quando um score aumenta, crescem também as chances de a pessoa conseguir a aprovação do crédito.



Para determinar a pontuação de cada consumidor, os órgãos de proteção ao crédito levam em consideração uma série de fatores, como pagamento de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas, dados cadastrais atualizados etc.



Como aumentar o score

Confira a seguir algumas dicas da Serasa para melhorar o seu score e aumentar o poder de compra:

Livre-se das dívidas: Esta, talvez, seja a dica mais importante. Caso você tenha se endividado, tente quitar a dívida o mais rápido possível. Ter uma pendência em aberto não ajuda quem quer aumentar o Serasa Score. Procure a empresa e negocie.

Coloque um fim nos maus hábitos: tente reduzir gastos desnecessários; tenha sempre uma poupança reservada para as emergências; faça sempre um orçamento e a lista das suas dívidas; na hora de pedir crédito, seja claro e sincero ao fornecer suas informações; e tente sempre pagar o valor total das faturas do cartão de crédito.

Pague suas contas em dia: Se puder, inclua todas as contas no débito automático. Basta solicitar às empresas de energia elétrica, telefonia e gás. Hoje a maioria das empresas já oferece essa facilidade. Assim você não corre o risco de esquecer uma conta e ter seu nome negativado por conta deste descuido.

Atualize seus dados: Basta manter seus dados pessoais sempre atualizados na Serasa. Quanto mais exatas forem as informações básicas sobre você como idade, endereço e telefone, mais confiável será o seu cadastro. Não esqueça: comunique também a Serasa sempre que alterar alguma dessas informações.

Cadastro Positivo: O uso do Cadastro Positivo também pode impactar na pontuação de crédito. Essa é uma ferramenta que reúne informações de como tem sido pagos empréstimos, financiamentos e crediários, por exemplo. Além disso, também é possível registrar o pagamento de contas de consumo como água, luz, gás e internet. Essa é uma maneira de informar aos credores os pagamentos efetuados pelo consumidor, formando um histórico muito mais rico. Com isso, os registros ultrapassam apenas as dívidas não pagas.

Consulta ao score

Com acesso ao score, é possível manter o controle do currículo financeiro. Saber quando a pontuação aumenta ou diminui auxiliar quem quer entender seu crédito e o impacto que ele pode causar em seus objetivos de consumo.

A Serasa disponibiliza a consulta do score gratuitamente por meio de sua página na internet. Confira a seguir o passo a passo para consultar sua pontuação:

  1. Acesse o site do score Serasa;
  2. Preencha o cadastro. Se for o primeiro acesso, preencha com todas as suas informações;
  3. Pronto! A pontuação aparecerá na sua tela.
Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia: