Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!
Para conseguir a aprovação de um empréstimo, cartão de crédito ou financiamento é essencial ter um bom score de crédito. A pontuação é utilizada por bancos e instituições financeiras para mensurar o risco de inadimplência que um consumidor apresenta.
Uma das ferramentas que pode auxiliar no aumento do score é Cadastro Positivo, sistema de registro onde pode ser acessado todo o histórico de clientes em relação ao crédito e tem como função mapear os bons pagadores, facilitando o acesso dessas pessoas ao crédito.
Antes, para avaliar se um consumidor poderia receber o crédito, os bancos verificavam apenas se o cliente estava negativado, o que traduz uma realidade momentânea. Já com o cadastro positivo, todo o histórico é levado em conta. Isto porque o Cadastro Positivo reúne informações sobre como têm sido pagos os compromissos relacionados à contratação de crédito. Passam a constar no histórico do CPF tudo o que foi financiado, quantidades e valores das parcelas, bem como o comportamento e a pontualidade de pagamento demonstrados pelo consumidor.
O histórico de pagamentos relacionados à contas de consumo de serviços continuados (como água, luz, gás e telefone) também pode ser avaliado pelo mercado para obter uma melhor análise de risco na hora de conceder novos créditos a cadastrados, estender créditos já existentes ou realizar outras transações que impliquem risco financeiro.
Como aderir ao Cadastro Positivo do Serasa
O Cadastro Positivo existe desde 2011 e está ativo desde 2013, no entanto, a adesão sempre foi pequena. Em julho de 2019, a lei 12.414/2011 foi alterada e a inclusão ao cadastro tornou-se automática para todas as pessoas físicas e jurídicas que possuem empréstimos, financiamentos, compras a prazo ou contas de consumo, como luz e telefone.
De acordo com o Serasa, somente a pontuação de crédito (score) está disponível ao mercado para análise do perfil de crédito. O consumidor precisa, portanto, autorizar a consulta dos dados abertos do histórico de crédito. O Cadastro Positivo pode ser acessado e verificado no site do Serasa.
Se a consulta for liberada, os birôs de crédito gestores do Cadastro Positivo, como a Serasa, receberão as informações das fontes, que são as empresas que realizam negócios e operações de crédito com os consumidores, entre elas: água, eletricidade, gás, telefone. E poderão ter acesso às suas informações o comércio, os bancos, as financeiras e as prestadores de serviços, para definir condições comerciais e preços ajustados às necessidades e ao perfil de cada consumidor.