Na última sexta-feira (19), o afogado, prato típico da Festa do Divino de Mogi das Cruzes, foi servido a mais de 47 mil alunos da rede municipal de ensino.
De acordo com a administração municipal, a preparação, que leva carne, batata, jiló e outros ingredientes, fez parte do cardápio das 212 unidades escolares da rede municipal.
O alimento existe desde o século XVI, quando os bandeirantes adotaram a cidade como ponto de repouso e os tropeiros circulavam pela região, vendendo gado e mercadorias.
“Para além do aspecto nutricional, atendendo a necessidade diária de nossas crianças, o afogado traz um importante aspecto da história e da cultura de nossa cidade”, afirmou a secretária de Educação de Mogi das Cruzes, Patrícia Helen Gomes dos Santos.
“Além de seu valor nutritivo, essa iguaria representa um legado cultural inestimável, nutrindo não apenas os corpos, mas também as mentes dos jovens. Uma verdadeira celebração gastronômica que entrelaça tradição, alimentação e educação, em uma sinfonia de sabores e significados”, disse Caio Lage, diretor do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), que é responsável pelo cardápio, abastecimento e ações de educação nutricional nas escolas.
A programação da Festa do Divino de Mogi das Cruzes prossegue até o próximo dia 28, sob o tema “Divino Espírito Santo, fortalecei a Fé e a União nas famílias”.
Clique aqui para conferir as últimas notícias sobre a Festa do Divino de Mogi das Cruzes 2023
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: