Categorias
EMPREGOS

Jovem Aprendiz Paulista 2023: veja como fazer cadastro e se candidatar às oportunidades



O Jovem Aprendiz Paulista 2023, programa do Governo de SP lançado recentemente, está com cadastro aberto tanto para jovens que buscam oportunidades de aprendizagem quanto para empresas que contam com vagas destinadas a este público.



Com investimento de R$ 145,5 milhões, o programa prevê a contratação de até 60 mil estudantes da rede pública de ensino, com idade entre 14 e 18 anos, por micro e pequenos empreendimentos.



O Jovem Aprendiz Paulista 2023 oferece oportunidades de trabalho por até 24 meses, com remuneração mensal de até R$ 917,59, com base no salário mínimo/hora e de acordo com os períodos de expediente e treinamento.



“Num futuro muito próximo, o aprendiz de hoje poderá se tornar o empreendedor que vai assegurar novas oportunidades a outros estudantes. Afinal, toda microempresa pode e deve se tornar uma macro família”, disse o secretário de Projetos Estratégicos, Guilherme Afif Domingos.



A Carteira de Trabalho e a matrícula regular na rede pública de ensino são obrigatórias para todos os participantes.

A jornada dos aprendizes será de quatro dias de trabalho, com carga horária diária de quatro a seis horas, e um dia exclusivo para capacitação online.

“Estamos falando de oportunidades e de pessoas. São perspectivas que vão ser mudadas para melhor com o crescimento do nosso estado de São Paulo baseado na livre iniciativa. O nosso governo é um instrumento e uma alavanca para agilizar essas mudanças e transformações”, disse o governador Tarcísio de Freitas na ocasião de lançamento do programa.

O treinamento será garantido pelo Governo de São Paulo, inclusive com aulas de preparação comportamental e postura em ambiente de trabalho.

O programa também oferece acompanhamento semanal do jovem por um tutor durante a capacitação aplicada, que prevê o desenvolvimento psicológico do jovem. Também é previsto apoio total durante o trabalho, com ciclos de avaliação e monitoramento junto aos responsáveis. 

A iniciativa também oferece benefícios ao empregador, como capacitação custeada pelo governo e a vaga fica próxima à escola ou à casa do aluno. Além disso, empreendedores parceiros têm respaldo legal para recolhimento reduzido de FGTS e desoneração de verbas rescisórias.

Jovem Aprendiz Paulista: como fazer inscrição

  1. Com um responsável ao lado e documentos pessoais em mãos, acesse o site do Programa Jovem Aprendiz.
  2. Será preciso preencher todas as informações de perfil e cadastrar uma senha segura para proteger as informações e sempre poder acessar o site. No site será necessário dar “ok” a alguns termos.
  3. Tudo preenchido e salvo, agora é acessar o link para fazer o login no sistema e conferir as vagas disponíveis.
  4. Com o login feito, no ícone “vitrine de vagas” será possível se candidatar às oportunidades baseadas nas informações inseridas no seu perfil.
  5. Essa parte é com o Programa Jovem Aprendiz Paulista. O candidato será avisado caso alguma empresa queira fazer uma entrevista. Por isso, fique atento ao celular e também ao e-mail.
  6. Essa etapa é a da contratação. O candidato receberá orientações para o envio de documentos e assinatura de contrato. É importante que seu responsável esteja com você nesta fase de assinatura. Já separe para digitalização: Carteira de Trabalho, Declaração de Matrícula, RG e CPF.
Para conferir mais vagas em Mogi das Cruzes e região, acesse nossa editoria de Empregos ou então entre em nosso Grupo no Facebook

Compartilhe essa notícia: