Categorias
MOGI DAS CRUZES

Policlínica da UMC fará ação gratuita de rastreamento de câncer de pele

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer de pele, a Policlínica da UMC realizará, no próximo sábado (7), triagens para rastreamento gratuito para pacientes de risco. Das 9h às 15h, serão feitas avaliações de pintas suspeitas de câncer ou lesões que não cicatrizam, bem como as biópsias, se necessário.


De acordo com o professor responsável, André Pessanha, podem procurar o atendimento os pacientes que apresentem pintas suspeitas com as seguintes características: cores diversas em uma mesma lesão, o que caracteriza a regra do ABCD de melanoma. Pintas que vêm mudando rapidamente também podem ser de risco, segundo ele.

Também devem procurar por atendimento profissional, os pacientes que possuem lesões vermelhas, que não cicatrizam, que formam feridas ou sangram facilmente e ainda aqueles que possuem múltiplas pintas. “Lembrando que, muitas vezes, elas não causam nem dor nem coceira”, informa o médico.


Aqueles que possuem pintas ou manchas, que já tomaram muito sol ao longo da vida, que possuem histórico de câncer de pele ou que possuem parentes de primeiro grau com casos positivo à doença fazem parte de grupos de risco e que merecem especial atenção, por isto, não devem deixar de participar da ação.


A Policlínica da UMC está localizada na Rua Dom Antônio Cândido Alvarenga, 170, no Centro de Mogi das Cruzes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4728-5383.

Câncer de pele

A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele.

Para a prevenção, as recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia incluem a adoção de medidas como: evitar os horários de maior incidência solar (das 10 às 16h); utilizar chapéus, óculos para sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo; procurar locais de sombra, e manter uma boa hidratação corporal.

Também é importante se atentar ao uso diário de protetor solar com fator de proteção mínima 30, que deve ser reaplicado a cada duas a três horas, ou após longos períodos de imersão na água. Vale ressaltar que essas medidas devem ser adotadas durante todo o ano e não somente nesse período de verão.

Este mês acontece, em todo o país, o Dezembro Laranja, ação que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele e tem como objetivo alertar a população para a importância de identificar a doença em seu estágio inicial.

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *