Categorias
BRASIL

Plano SP: todo o estado entrará na fase vermelha a partir das 20h; entenda


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!

Começa a valer nesta segunda-feira (25), em todo o estado de São Paulo, a nova reclassificação do Plano SP, o plano de retomada econômica e de convivência com o novo coronavírus (covid-19) elaborado pelo governo estadual.


Com a nova classificação, anunciada na sexta-feira (22), todo o estado entrará na fase vermelha após as 20h em dias úteis e o dia todo em finais de semana e feriados. Sendo assim, nestes períodos, as cidades paulistas só poderão manter em funcionamento os serviços considerados essenciais de logística, saúde, abastecimento e segurança.


De acordo com o governador João Doria, a medida, que valerá pelo menos até 7 de fevereiro, foi tomada devido ao aumento de casos de Covid-19 em todo o estado.

Leia também:  Câmara de Mogi aprova convênio com Governo de SP para obras ao redor das estações de trem

Segundo o Governo de SP, sem essas mudanças no Plano São Paulo, que restringem ainda mais a circulação das pessoas, e com o atual ritmo de crescimento da transmissão do coronavírus, em 28 dias o estado poderia ter um esgotamento dos leitos de unidades de terapia intensiva (UTI).


Até ontem (24), 71,3% dos leitos de UTI de todo o estado já estavam ocupados, com 5.970 pacientes internados em estado grave.

Ainda segundo dados da secretaria estadual de saúde, neste mês de janeiro, o estado já registrou 237.130 novos casos, 16.486 a mais que o total de dezembro inteiro (220.644). O estado também já computou 4.785 novas mortes registradas neste mês, contra 4.622 no mês anterior.

Leia também:  Câmara de Mogi aprova convênio com Governo de SP para obras ao redor das estações de trem

Fases atuais

Na 19ª atualização do Plano SP, realizada no final da última semana, o governo estadual colocou sete regiões do estado integralmente na fase vermelha: Barretos, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente, Sorocaba e Taubaté.

A fase mais rígida só permite o funcionamento normal em setores essenciais como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Demais comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.

As demais regiões do estado ficarão na etapa laranja, mas lembrando: com restrições da vermelha em dias úteis, após as 20h, e integralmente aos finais de semana e feriados. São elas: Grande São Paulo (incluindo o Alto Tietê) e as regiões de Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Campinas, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista e São José do Rio Preto.

Leia também:  Câmara de Mogi aprova convênio com Governo de SP para obras ao redor das estações de trem

Na etapa laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido.

Confira abaixo o mapa atualizado:

19ª atualização Plano SP - Reclassificação
Fonte: Governo de SP

Confira a últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e região

Compartilhe essa notícia: