Categorias
BRASIL

Plano SP: todo o estado entrará na fase vermelha a partir das 20h; entenda



Começa a valer nesta segunda-feira (25), em todo o estado de São Paulo, a nova reclassificação do Plano SP, o plano de retomada econômica e de convivência com o novo coronavírus (covid-19) elaborado pelo governo estadual.



Com a nova classificação, anunciada na sexta-feira (22), todo o estado entrará na fase vermelha após as 20h em dias úteis e o dia todo em finais de semana e feriados. Sendo assim, nestes períodos, as cidades paulistas só poderão manter em funcionamento os serviços considerados essenciais de logística, saúde, abastecimento e segurança.



De acordo com o governador João Doria, a medida, que valerá pelo menos até 7 de fevereiro, foi tomada devido ao aumento de casos de Covid-19 em todo o estado.



Segundo o Governo de SP, sem essas mudanças no Plano São Paulo, que restringem ainda mais a circulação das pessoas, e com o atual ritmo de crescimento da transmissão do coronavírus, em 28 dias o estado poderia ter um esgotamento dos leitos de unidades de terapia intensiva (UTI).



Até ontem (24), 71,3% dos leitos de UTI de todo o estado já estavam ocupados, com 5.970 pacientes internados em estado grave.

Ainda segundo dados da secretaria estadual de saúde, neste mês de janeiro, o estado já registrou 237.130 novos casos, 16.486 a mais que o total de dezembro inteiro (220.644). O estado também já computou 4.785 novas mortes registradas neste mês, contra 4.622 no mês anterior.

Fases atuais

Na 19ª atualização do Plano SP, realizada no final da última semana, o governo estadual colocou sete regiões do estado integralmente na fase vermelha: Barretos, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente, Sorocaba e Taubaté.

A fase mais rígida só permite o funcionamento normal em setores essenciais como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Demais comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.

As demais regiões do estado ficarão na etapa laranja, mas lembrando: com restrições da vermelha em dias úteis, após as 20h, e integralmente aos finais de semana e feriados. São elas: Grande São Paulo (incluindo o Alto Tietê) e as regiões de Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Campinas, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista e São José do Rio Preto.

Na etapa laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido.

Confira abaixo o mapa atualizado:

Fonte: Governo de SP

Confira a últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e região

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP