Categorias
MOGI DAS CRUZES

Mogianos podem retirar mudas de diversas espécies no Viveiro Municipal



Os mogianos que quiserem plantar mudas podem obter várias espécies no Viveiro Municipal, que fica no Parque Leon Feffer, em Braz Cubas. O local possui cerca de 25 mil mudas, com altura entre 1 e 1,80 metro, prontas para serem doadas e plantadas.



Entre as mudas mais procuradas, estão a pitanga, araçá, ipê amarelo, ipê branco, manacá e quaresmeira.



De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, os técnicos da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente dão todas as orientações para quem solicita as mudas, desde o tipo mais adequado para cada ambiente até os cuidados específicos das diferentes espécies.



Com o contato das pessoas que retiram as mudas, os técnicos da Secretaria do Verde acompanham a distribuição de árvores por Mogi das Cruzes e acompanham seu crescimento, tirando dúvidas dos cidadãos sempre que necessário.



Por conta da pandemia do coronavírus, o Viveiro está atendendo a população por meio de agendamento, que pode ser feito pelo telefone 4798-5959. É possível retirar até três mudas por pessoa, mediante apresentação de cópia do RG e comprovante de endereço. 

Viveiro Municipal

Antes da pandemia, o Viveiro de Mudas oferecia o Circuito Escola, que recebia alunos e professores para atividades práticas de plantio e interação com o meio ambiente. O espaço possui uma Aglofloresta, uma faixa de terra existente no Leon Feffer e que aos poucos vai se unindo à mata ciliar do rio Tietê, graças ao plantio contínuo de mudas.

O Viveiro também tem um modelo de sintropia – um sistema de preparação natural do solo. Na prática, a sintropia prepara a terra para o plantio usando uma mescla de pés de verduras, leguminosas e árvores frutíferas. Para manter o solo úmido, a sintropia usa cobertura de folhas e material decomposto da própria plantação. O processo promove uma adubação natural e enriquece a terra, melhorando a qualidade da produção e dispensando a utilização de componentes químicos.

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP