Categorias
MOGI DAS CRUZES

Prefeitura de Mogi lançará Plano Municipal da Mata Atlântica no dia 20



A Prefeitura de Mogi das Cruzes lançará, no próximo dia 20 (quarta-feira), o Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA), um dos instrumentos de planejamento e gestão que o município deve adotar para com o objetivo de promover o desenvolvimento com sustentabilidade.



O evento será realizado no Núcleo de Educação Ambiental Ilha Marabá, a partir das 9h, em reunião do Conselho Mogiano de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Comoma).



O Plano da Mata Atlântica foi desenvolvido pela administração municipal por meio de um convênio com a UMC (Universidade de Mogi das Cruzes), que cedeu pesquisadores, imagens de satélite e informações para desenvolvimento do estudo, em conjunto com equipe técnica da Secretaria do Verde e Meio Ambiente.



“Mogi das Cruzes tem o seu território 100% dentro de área de Mata Atlântica e o processo de elaboração do estudo seguiu todo o roteiro para a elaboração dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica proposto pelo Ministério do Meio Ambiente”, disse o secretário do Verde e Meio Ambiente, Daniel de Lima.



De acordo com a administração municipal, o Plano Municipal da Mata Atlântica servirá de orientação para as ações públicas e privadas, para a atuação de entidades acadêmicas e de pesquisa e para as organizações da sociedade, com vistas à conservação dos remanescentes de vegetação nativa e da biodiversidade existentes na Mata Atlântica, bem como a recuperação de áreas que foram degradadas dentro do território mogiano.

O diretor da Secretaria do Verde e Meio Ambiente e coordenador geral do projeto, André Miragaia, ressalta a importância do plano como proposta de planejamento urbano: “Os estudos do plano já serviram de base para a inclusão da proposta do Corredor Ecológico no Plano Diretor de Mogi, acredito que seja a primeira vez que um município insere no seu Plano Diretor uma proposta tão avançada de proteção ambiental”.

No dia do lançamento haverá, ainda, a exposição “Biodiversidade da Mata Atlântica”, também na Ilha Marabá, com espécies coletadas pelo Curso de Biologia da UMC.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *