Calçadão - Mogi das Cruzes SP

Proclamação da República: o que abre e o que fecha em Mogi das Cruzes no feriado

CIDADE PRIORIDADE
Nesta sexta-feira (15) é feriado nacional, uma vez que se comemora, em todo o país, a Proclamação da República, que aconteceu em 15 de novembro de 1889.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes informa que, na sexta, não haverá expediente nos órgãos municipais e apenas os serviços essenciais à população funcionarão. As atividades dos demais departamentos públicos retornarão na segunda-feira (18).

O Serviços Municipal de Águas e Esgotos (Semae) e a Defesa Civil atenderão somente emergências. O Mercado Municipal, localizado na rua Coronel Souza Franco, atenderá das 7h às 12h. Já o Mercado do Produtor e as feiras livres funcionarão normalmente.

O Parque da Cidade abrirá das 7h às 19h, o Parque Leon Feffer das 6h às 18h e o Parque Centenário das 6h às 18h. O telefone 0800 do Trânsito ficará disponível para reclamações e informações.

Na área da saúde, as unidades de pronto atendimento 24h estarão abertas para receber casos de urgência e emergência, além do Pró-Criança, Hospital Municipal e o Cure 192.

As unidades do Poupatempo em todo o Estado de São Paulo não funcionam nesta sexta-feira e sábado, dias 15 e 16 de novembro, por conta do feriado da Proclamação da República. O Poupatempo reabre na segunda-feira (18), em seu horário habitual, de acordo com cada unidade. 

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento nas agências bancárias nesta sexta.

No caso do comércio, os critérios e horários de funcionamento dependem do estabelecimento. Na sexta-feira, dificilmente se encontrará algo aberto. Já no sábado, é provável que muitos comércios funcionem normalmente até o horário do almoço. Para ter certeza, é preciso se informar ligando no local.

Serviços públicos no feriado da Proclamação da República

Reprodução: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Movimento nas estradas

As rodovias paulistas sob concessão devem ter tráfego mais intenso a partir das 11 horas de quinta-feira (14), devido ao feriado da Proclamação da República. A estimativa do Governo de São Paulo é de que 1,7 milhão de veículos deixem a Grande São Paulo com destino ao Interior e Litoral Paulista.

O maior movimento na saída para o feriado deve ocorrer nessa quinta-feira das 11h até as 21h. Na sexta-feira (15), o movimento deve começar a se intensificar logo cedo, às 6h e permanecer carregado até as 18h, dependendo da rodovia.

Para quem vai viajar para a capital, região do Vale do Paraíba e Rio de Janeiro, a Rodovia Ayrton Senna (SP-070) deve ter movimento intenso entre as 15h e 18h de quinta-feira (14) e entre 7h e 13h de sexta-feira (15). Cerca de 215 mil veículos devem deixar a Região Metropolitana de São Paulo pela Ayrton Senna/Carvalho Pinto. Para o retorno do fim de semana prolongado, a previsão é de tráfego intenso entre as 11h e 18h de domingo (17).

Como costuma acontecer em feriados prolongados, a Mogi-Bertioga também promete apresentar congestionamentos, sendo mais indicadas viagens à noite e de madrugada.

Sobre o feriado

A Proclamação da República do Brasil aconteceu no Rio de Janeiro, a então capital do país, por um grupo de militares liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que deu um golpe de estado no Império.

Marechal Deodoro da Fonseca instituiu uma república provisória e, posteriormente, se consagrou o primeiro presidente do Brasil.

O Brasil era o único país independente do continente americano governado por um imperador. A independência do país havia sido conquistada em 7 de setembro de 1822, através da assinatura do decreto por Dona Leopoldina e da ação de Pedro I.

Entre em nossos Grupos de WhatsApp e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *