Categorias
ALTO TIETÊ

Passaporte da vacina deixará de ser exigido em Suzano a partir deste sábado



A cidade de Suzano deixará de exigir o “passaporte da vacina” a partir deste sábado (16). De acordo com a Prefeitura, a flexibilização ocorre em momento em que o município ultrapassa os 95% de cidadãos maiores de 12 anos contemplados com pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e mais de 63% com a imunização completa, segundo dados do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus.



Segundo a administração municipal, a medida foi autorizada após análise técnica que indica a queda na taxa de internação diária em decorrência da Covid-19, com variação de 14,74% em julho para 1,48% neste mês. “Também analisamos o tempo de ocupação dos leitos. Agora em outubro, dos 15 dias correntes, sete não registraram nenhuma internação. Além disso, nossa imunização, que em julho abrangia 45,53% da população, hoje chega a marca de 95,46%”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi.



Desta forma, os estabelecimentos que estavam trabalhando com a exigência do cartão de vacinação, como bares, baladas e casas de show; parques, teatro, cinema, estádio e ginásios; e seminários e eventos com mais de 300 pessoas, deixam de solicitar o documento neste final de semana.



O prefeito Rodrigo Ashiuchi disse que a cidade segue realizando avaliações semanais por meio do Comitê de Enfrentamento Covid-19. “Desde o início de julho temos percebido uma grande melhora nos indicativos da pandemia, sendo que muito se deve à campanha de imunização. Até setembro já tínhamos uma boa parcela da população vacinada com a primeira dose e, agora, em outubro, vimos essa crescente também em relação à segunda dose. Isso nos dá mais confiança para dar passos adiante, flexibilizando o ‘passaporte da vacina’ na cidade”, afirmou.



Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP