Categorias
MOGI DAS CRUZES

Parque Municipal e Ilha Marabá, em Mogi, voltam a receber visitas monitoradas



Com a reabertura dos parques autorizada pela nova fase de transição do Plano São Paulo, o Parque Municipal Chiquinho Veríssimo e o Núcleo Ambiental Ilha Marabá voltaram a receber visitas monitoradas com protocolos de segurança sanitária.



Os dois espaços proporcionam atividades de lazer e educação ambiental, com ampla área verde preservada. As visitas são agendadas pelo telefone 4798-5959 e estão restritas a pequenos grupos, de no máximo oito pessoas, em geral famílias. Todos precisam comparecer com máscaras.



Como os grupos são menores, as visitas também se tornaram mais rápidas. Elas passaram a ter duração média de uma hora, entre segunda e sexta-feira, conforme a demanda. Segundo a Prefeitura, isso evita aglomerações e permite que mais pessoas conheçam os dois equipamentos, ligados à Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.



No Parque Chiquinho Veríssimo, as visitas monitoradas começam com uma pequena palestra, na qual os participantes aprendem um pouco sobre a história do espaço e da Serra do Itapeti. Em seguida acontece a trilha, considerada de média complexidade e com cerca de 1,5 quilômetro de extensão. Acompanhadas de um guia, as pessoas podem observar espécies como o bicho-preguiça e admirar a vista do alto do parque.



No dia da visita, a recomendação é para que os participantes compareçam com calça comprida, além de calçados fechados e confortáveis. Além disso, é importante levar repelentes, protetor solar, lanche e água. No parque existem cerca de 300 espécies de aves identificadas, além de 40 tipos de mamíferos.

O mesmo acontece na Ilha Marabá. Com 13,4 mil metros quadrados, o espaço fica no Mogilar e proporciona aos visitantes a oportunidade de conhecer o ecossistema do rio Tietê. Uma ponte de madeira sobre o rio permite que os visitantes percorram a ilha. Antes da pandemia, eram frequentes as visitas de estudantes de Biologia, desde o ensino médio até universitários, que conheciam o espaço para conhecer espécies da flora e fauna locais. 

Sobre a Ilha Marabá

Parque da Cidade

O Parque da Cidade voltou a funcionar nesta segunda-feira (26). O espaço pode receber público das 7 às 17 horas, para atividades físicas individuais, como caminhadas. As quadras esportivas e as churrasqueiras permanecem fechadas, bem como as aulas estão suspensas. O local pode receber até 500 pessoas ao mesmo tempo.

A orientação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer é que os frequentadores respeitem o distanciamento ao realizar suas atividades físicas e que levem suas próprias garrafas de água.

A entrada do Parque da Cidade está sendo feita pela portaria da avenida Jardelina de Almeida Lopes, em frente à praça Deputado Paulo Kobayashi – conhecida como “Praça do Oito”.

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP